Brasil,

Compromisso com uma gestão ambiental positiva é a prioridade global

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Na semana do meio ambiente, empresas anunciam investimentos em iniciativas em favor de uma economia mais verde, uma preocupação que pauta a trajetória de empresas como o Grupo Sabin, que atua amparada nos seus pilares ESG

Celebrado neste sábado, 05, o Dia Mundial do Meio Ambiente provoca o mundo corporativo global a somar esforços para se encaixar à uma necessidade cada vez mais latente do mercado: um olhar mais atento ao planeta.

Esse cuidado é tão relevante que nos últimos anos o termo que identifica as práticas socioambientais implementadas nas empresas, ESG (Environmental Social Governance - em português, Ambiental, Social e Governança), se tornou uma dos mais pesquisadas dos sites de buscas. São companhias dos mais diversos portes tentando entender a complexidade das questões socioambientais e se encaixar diante de uma nova realidade, que exige das lideranças um pensamento mais ativo em práticas e soluções sustentáveis, por meio de um plano tangível e uma atuação que garanta geração de valor a longo prazo.

A aceleração, que provocou a consciência sobre os impactos das empresas no meio ambiente e na sociedade, foi impulsionada por fatores como mudanças climáticas, desigualdade social e os reflexos da pandemia. Apontado como aliado da pauta ambiental global, o termo ESG não é novo - ele foi apresentado em 2005, no relatório "Who Cares Wins", do IFC com o Pacto Global - mas é hoje o catalisador das condutas e iniciativas das empresas e norteador de investimentos.

Referência em medicina diagnóstica, o Grupo Sabin tem nos conceitos de ESG os pilares estratégicos de sua atuação. Há mais de três décadas no mercado, a empresa reitera continuamente seu compromisso como com a redução dos impactos ambientais de suas práticas, investimentos contínuos em sustentabilidade social, além de uma governança corporativa que influencia um contexto empresarial mais ético e positivo. "O compromisso com a sustentabilidade há anos norteia nossa estratégia empresarial e é o foco de investimentos, contribuindo para ampliação dos impactos positivos nos ecossistemas que participamos", declarou a Presidente da empresa, Lídia Abdalla, em encontro virtual que reuniu gestores de diversos setores para debater o tema.

Cultura de valores e propósitos em favor de um contexto empresarial ético

De olho nas tendências e exigências do novo normal e atenta à mudança também no perfil do consumidor - hoje mais atento às marcas que investem em práticas responsáveis- a empresa é uma das protagonistas no engajamento de uma cultura organizacional voltada à promoção do impacto positivo social. Para isso, há 8 anos, o Grupo Sabin conta com um modelo de Governança Corporativa estruturado a partir dos conceitos da transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Além disso, a empresa recebe, anualmente, desde 2015, a declaração de cumprimento da norma ISO 31000 de gestão de riscos.

Entre os cinco maiores players do setor no Brasil, o Sabin realiza investimentos contínuos em inovação e excelência de seus processos e também está engajado na Agenda Universal da ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de ser signatário do Pacto Global há mais de 15 anos.

A empresa está engajada na missão especial de influenciar a sociedade na construção de um contexto empresarial ético, que valoriza o ser humano, a diversidade e o desenvolvimento econômico da mulher como profissional e como empreendedor. O Grupo tem orgulho de possuir 77% de seu quadro de colaboradoras e 74% de lideranças femininas. "Além de atuar com políticas e práticas reconhecidas, o protagonismo feminino faz parte da nossa cultura. Buscamos ativamente inspirar a cadeia produtiva, as organizações e seus profissionais no fomento de ações que permitam que todas as mulheres possam exercer sua pluralidade, em diferentes papeis na sociedade", ressalta Lídia.

Responsabilidade socioambiental: estratégias e processos hoje para a realidade de amanhã

Os valores que conduzem sua atuação (credibilidade, ética, inovação, qualidade, respeito à vida, responsabilidade socioambiental e simplicidade), estruturam também as prioridades da empresa, que investe em uma gestão consciente dos recursos naturais e dos resíduos gerados, além do uso racional de recursos. Em 2020, mesmo diante dos desafios da pandemia, a empresa desenvolveu uma série de treinamentos internos voltados a temáticas ambientais por meio da plataforma Unisabin, a Universidade Corporativa do Sabin. No total, foram trabalhados os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, manipulação e descarte de resíduos sólidos, consumo de plástico, plano de contingência ambiental e programas ambientais.

Comprometido em crescer de forma sustentável, o Grupo Sabin investe em políticas socioambientais que fomentam o uso racional de recursos, evita desperdícios e faz uso consciente dos recursos naturais e dos resíduos gerados. Em meio aos desafios da pandemia, em 2020 o Sabin manteve a realização do Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE), no seu plano de compensação das emissões geradas. No edifício sede, em Brasília, considerado Selo Gold como prédio sustentável pela Leadership in Energy and Environmental Design, houve uma redução de 38% no volume de resíduos gerados. O ambiente conta ainda com energia limpa, adquirida no mercado livre e ainda e garantiu que mais de 95 toneladas de materiais fossem destinados à reciclagem.

Há 16 anos o Grupo Sabin realiza de forma contínua investimentos no social privado para viabilização de diversos projetos de impacto, que são conduzidos pelo seu braço social, o Instituto Sabin. Esses projetos beneficiam a população de 53 cidades brasileiras. O instituto tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades fomentando a inovação social. "Isso faz parte de nossa filosofia empresarial e tem conexão direta com o propósito do Grupo que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas", pontua Lídia Abdalla.

Mesmo diante dos desafios da pandemia, a instituição se manteve ativa e ajudou a transformar a vida de mais de 62 mil pessoas, com diversas iniciativas e investimentos de R﹩ 4 milhões na área social em todo o Brasil. "São iniciativas inspiradas nos valores que nos guiam e fortalecem a longevidade da nossa marca. Evoluímos com novos paradigmas, com o Instituto Sabin contribuímos tanto com programas e ações de responsabilidade social, voluntariado, bem como estimulando o desenvolvimento de negócios de impacto por meio do investimento social privado", conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar