Brasil,

Clínicas de estética são lacradas por meio da operação "Tem Esteticista Aí?", da Vigilância Sanitária

Fazendo cumprir a Lei Federal 13.643/2018 - o qual apresenta claramente a obrigatoriedade do responsável técnico dentro de clínicas estéticas serem Esteticistas e Cosmetólogos -, é que a SindEstética de São Paulo vem desde 2018 emitindo ordens de fiscalizações mais severas as vigilâncias sanitárias de todo o país.

Até o momento, mais de 8 mil estabelecimentos foram lacrados e todos por falta de um responsável técnico adequado no local. Em documentos oficiais, os fiscais declararam que somente serão reabertos após apresentarem um profissional especializado da área de esteticista e cosmetóloga em suas redes.

Pente fino em todo território nacional

Na manhã desta terça-feira (1°), a vigilância sanitária de Barueri, São Paulo, fez uma inspeção na clínica "Bronze News", pela operação "Tem Esteticista aí?". Durante as averiguações, os fiscais observaram que não havia nenhum profissional de estética no local como responsável técnico para o manuseio e aplicações da câmara de bronzeamento - o serviço era feito por uma enfermeira que não tem autorização por Lei Federal da Estética a exercer procedimentos estéticos, mas somente procedimentos de enfermagem.

Contrariando uma ordem, o estabelecimento foi imediatamente fechado e multado. E na semana passada, outras duas clínicas no Rio de Janeiro também tiveram que fechar as portas por não cumprirem o que diz o ofício. Na ocasião, "Serviços de Estética e Comércios de Produtos" e "Estética e Beleza Eireli", asseguravam biomédicos como responsáveis técnicos de suas redes. Ambas também foram fechadas, multadas e tem um prazo para a contratação de um profissional adequado.

Desde 2018 a estética é uma profissão e não mais especialização. Em nota, a SindEstética São Paulo informou que "pós graduação não habilita ninguém a invadir outra profissão. Pós graduação só habilita para a estética se a graduação desta pessoa for de estética e cosmetologia".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo