"Estamos revolucionando o universo dos supermercados"​, conta head de Operações do SiteMercado, a plataforma de mercados do iFood

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Tiago Lemos é o responsável por toda a frente de backoffice que envolve as áreas de comunicação, people, jurídico, financeiro e estratégia do SiteMercado, a plataforma de mercados do iFood. Antes do SiteMercado, atuou por mais de dois anos no iFood. Além disso, também já teve passagens por empresas da “velha economia” que, nas palavras dele, são ambientes mais tradicionais e engessados em alguns pontos burocráticos.

No momento em que SiteMercado passou a fazer parte do grupo iFood, Tiago viu muito potencial de crescimento em todas as pontas da empresa. Buscando novas oportunidades após grandes conquistas no iFood, Tiago aceitou o novo desafio no SiteMercado, uma oportunidade de estar mais inserido no negócio, onde hoje tem mais espaço e responsabilidades nas tomadas de decisões.

Entre suas novas responsabilidades com a expansão da empresa, trazer pessoas qualificadas e de forma organizada é um grande desafio, por isso ele destaca a importância de identificar quem realmente quer fazer parte do time.

“Há alguns meses erámos 40 pessoas, hoje estamos com quase 200 e ainda tem muita gente chegando. Não buscamos apenas quem se formou em grandes faculdades, mas sim quem tem vontade de mudar e fazer o negócio acontecer. Quando entramos na pandemia, o trabalho 100% remoto nos possibilitou buscar essas pessoas em todo o Brasil e no mundo, o que é muito legal, pois começamos a ter os melhores talentos no sentido comportamental. A empresa é feita de pessoas e temos que ter foco nisso, trazer quem realmente quer estar aqui.”

Em nossa nova realidade, o trabalho home office foi inserido de vez na vida do brasileiro. Saber valorizar quem está trabalhando bem de forma remota, é fundamental para o sucesso. Tiago reforçou a importância do pensamento responsável de cada um: “O home office é uma mudança de cultura e no Brasil, um país enraizado na velha economia, as pessoas ainda não têm isso muito claro, pois estão acostumadas a velha rotina de trabalho. Há dois anos era insano pensar que esse cenário de trabalho remoto atual seria tão real”.

Um dos questionamentos sobre o home office é o controle sobre o que as pessoas estão fazendo e sobre isso, nosso head pontuou: “Como vou saber se meu colaborador está produzindo se eu não estou vendo? Esse é o ponto, a palavra “controle” diz muito, mas se você tem pessoas boas e comprometidas não é necessário monitorar suas atividades, pois as demandas serão entregues. Temos que tratar as pessoas como adultos responsáveis e aqueles que precisam de monitoramento para produzir não servem para esse modelo”.

Com toda a concorrência entre as empresas da nova economia, reter os melhores talentos é algo que o SiteMercado está focado. Essas pessoas olham cada vez mais para os benefícios e não somente para os salários: “Aqui passamos por uma transformação há alguns meses, para reter os melhores talentos. Começamos a olhar benefícios e condições melhores para os colaboradores como por exemplo; oferecer uma ajuda de custo para montar seu cantinho de trabalho em casa. É uma troca, disponibilizamos boas condições e benefícios para termos os melhores talentos”.

Lemos acredita que a motivação e o propósito de trabalhar em uma empresa são pontos fundamentais para que se tenha pessoas comprometidas com o projeto: “Acreditamos que estamos revolucionando o universo dos supermercados e que podemos disponibilizar uma melhor experiência de compra para o cidadão brasileiro. Queremos levar alimentação mais saudável e barata para qualquer pessoa, através de um sistema que oferece vários descontos ao alcance de todos”.

Pensando no futuro, Tiago analisou quais os próximos desafios para continuar evoluindo e oferecendo a melhor performance em nossa plataforma: “Estamos muito focados em aprimoramento, tanto para os supermercados como para os clientes finais, sempre em busca de impactar positivamente o maior número de vidas possíveis e olhando atentamente para as questões de tecnologia dentro de uma plataforma segura e estável”.

“Pensem sempre no equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, pois, mantendo o equilíbrio, tudo fluirá muito bem. Cada um tem suas particularidades, por isso é importante achar o seu equilíbrio”, finaliza.