Brasil,

Fundação Espaço ECO divulga Relatório de Atividades 2020 com projetos de economia circular, bioeconomia, cadeia de valor e capital natural

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Secco Vianna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

• Fundação completou 15 anos em 2020 e comemora o crescimento da agenda ESG

• Pandemia do coronavírus reforçou a necessidade de incorporar a sustentabilidade aos negócios

A Fundação Espaço ECO, organização sem fins lucrativos instituída e mantida pela BASF, apresenta seu Relatório de Atividades 2020. O documento reúne os principais projetos e resultados das ações da instituição na América do Sul e compartilha estratégia, metas e projetos realizados na região.

Disponível no website da Fundação, o conteúdo destaca o histórico da organização e como o trabalho de seus especialistas vem contribuindo para implementar a agenda Ambiental, Social e Governança (ESG) dentro das empresas. Em 15 anos de atuação, a Fundação liderou a realização de cerca de 250 estudos e projetos e se especializou nas metodologias de Avaliação de Ciclo de Vida, ou seja, a medição de impactos desde aspectos ambiental, social e econômico de produtos e serviços ao longo de toda a cadeia de valor.

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, a Fundação manteve o ritmo do ano anterior, sendo responsável pelo desenvolvimento de mais de 30 projetos para empresas e instituições da América do Sul, como Kimberly & Clark, Associação Brasileira de Bioinovação, Instituto Akatu e, também, unidades de negócio da BASF.

"Desde 2005, acompanhamos as mudanças da interpretação do conceito e da vivência da sustentabilidade nas empresas. De projetos motivados exclusivamente à redução de custos (e/ou de riscos), vivemos agora a maturidade das empresas que compreendem sustentabilidade como geração de valor e receita: um atributo de negócios", comenta Rodolfo Viana, diretor-presidente da instituição.

Tendências - A Fundação atua por meio de quatro pilares estratégicos, que refletem demandas e tendências do mercado: Economia Circular, Cadeia de Valor, Bioeconomia e Capital Natural. Um dos projetos de destaque em 2020 é o reciChain, plataforma que reúne, em seu início, oito empresas com o objetivo aumentar a capacidade instalada no Brasil para reciclagem de resíduos, em especial o plástico, e incentivar a economia circular em toda a cadeia de valor.

Já em Bioeconomia, um dos exemplos é o suporte ao RenovaBio, incluindo a realização de capacitações à distância sobre o programa de governo que estabelece metas anuais de descarbornização para o setor de transporte, permitindo que as distribuidoras possam abater emissões totais de CO2eq. A iniciativa é realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Unicamp (ExteCamp) e Agroícone.

Em Cadeia de Valor, em parceria com o Instituto Akatu, a Fundação utilizou a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida para avaliar os impactos ambientais de diferentes modais de transporte urbano, tendo como referência a cidade de São Paulo.

O apoio à restauração da Casa do Muriqui é um dos destaques em Capital Natural. A Fundação restaurou cinco hectares da Floresta do Barreiro Rico, localizada no município de Anhembi (SP, Brasil), habitat de uma das últimas populações do macaco Muriqui. A iniciativa foi realizada por meio de recursos arrecadados desde o programa de compensação de emissões do programa Mata Viva®, reforçando o compromisso da instituição com a conservação da biodiversidade.

"Somos conscientes da nossa contribuição para as empresas e para a sociedade: estimulamos reflexões públicas, valoramos a sustentabilidade, atuamos em parceria com os clientes - cocriando soluções para seus desafios", afirma Rafael Vinãs, gerente da Fundação.

A Fundação também segue com duas iniciativas que promovem a conscientização de empresas e cidadãos sobre a sustentabilidade. No SustenBOT (https://www.espacoeco.org.br/sustenbot), ferramenta digital gratuita, as empresas podem identificar o seu nível de maturidade em sustentabilidade em apenas 10 perguntas. Já na calculadora de emissões (www.espacoeco.org.br/calculadora), qualquer pessoa pode calcular suas emissões de CO2eq geradas a partir das atividades comuns e, ao final, converter o valor em doação de mudas de árvores que seriam necessárias para compensar essas emissões.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Na Fundação Espaço ECO, atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos, com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções para uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de "promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade"; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar