Loja online: quatro perguntas para fazer antes de abrir o seu negócio digital
Veja dicas de Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX, para abrir o e-commerce da sua marca
Começar a vender pela internet exige planejamento e dedicação. Não basta abrir a loja online e esperar ter retornos positivos e bons lucros. Segundo estatísticas do IBGE, em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos desde que foram abertas.
Veja quatro perguntas para se fazer antes de começar o seu negócio online e dicas de Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce para um quarto das lojas do país:
1. Para quem vou vender?
Tenha clareza de qual será sua área de atuação e quais produtos irá vender na loja online. Estude muito bem quem e quantos serão seus concorrentes e qual será o público atingido.
De nada adianta montar uma loja online se o seu público não tem o costume de fazer compras pela internet. Então, antes de tudo, especifique e entenda bem qual é o seu público.
É fundamental ainda estudar a concorrência para saber o que essas outras marcas estão fazendo para ter sucesso ou fracassar. Aprenda com os acertos e erros deles para fazer melhor tanto na sua loja online, como na divulgação de seus produtos nas redes sociais, por exemplo.
2. Qual o meu diferencial?
Todo mercado tem vários players. E como você fará para ser notado entre outras marcas? Fará uso de promoções? Preço barato? Frete gratuto?
Busque maneiras de fazer coisas que seus concorrentes não fazem! Ofereça oportunidades de compra ao seu cliente que ele não teria em outra loja. Quando oferece frete grátis ou uma promoção na semana de Dia das Mães ou Black Frday, por exemplo, está estimulando aquele consumidor a comprar durante aquele período e antes que o desconto acabe. Demais marcas que não fizerem promoções podem perder nessa competição e serem esquecidas. Então, fique atento a isso!
3. Quem são meus fornecedores?
Essa pergunta não se aplica somente aos fornecedores dos produtos que você venderá. Que serviço de e-mail marketing você irá utilizar, por exemplo? Essa resposta precisa estar na ponta da língua.
4. Eu tenho capital de giro?
Não se iluda. Em uma loja virtual, assim como em qualquer outro negócio, os lucros não são imediatos. O capital de giro é fundamental para arcar com custos e despesas do negócio sem causar prejuízos ao fluxo de caixa. Antes de abrir a sua loja virtual, certifique-se de que possui esse dinheiro reservado.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.
Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.
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