Brasil,

Ataques virtuais contra jovens e políticos serão maiores no segundo semestre, diz especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Beatriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

•Especialista afirma que haverá um aumento significativo no monitoramento e extração de informações de smartphones

"Uma nova tempestade se aproxima para as empresas e poder judiciário ao lidar com ataques cibernéticos. E, com ela, surgirão mudanças na perspectiva de como se proteger, além de lidar com as consequências de um desastroso vazamento de informações", é o que afirma Augusto Schmoisman, especialista em defesa cibernética e CEO da Citadel Brasil. Segundo dados divulgados em 2020, foram registrados mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, de um total de 41 bilhões em toda a América Latina e Caribe.

"A partir do segundo semestre, principalmente, veremos um grande crescimento no monitoramento e extração de dados de smartphones, principalmente de altos executivos, poder judiciário, políticos e jovens", diz Augusto.

O especialista acredita que os ataques aumentarão porque o Brasil desconhece as medidas de proteção e segurança para celulares, que se tornaram uma máquina de espionagem remota poderosa para um hacker habilidoso. "Além da criptografia, existem os sistemas de telefonia blindada, em que o dispositivo móvel passa por um processo de blindagem que não permite a extração de informações. Se o aparelho não pode ser interceptado por um malware, ele não fica vulnerável a esses tipos de ataques que visam pegar as chaves para descriptografar mensagens e ligações encriptadas".

Augusto afirma que, como todas as chaves, logins de acesso e senhas são salvos de forma automática, os criminosos podem acessar essas informações, além de abrir o microfone e a câmera do celular da vítima, possibilitando ver e ouvir toda a sua rotina, inclusive reuniões sigilosas.

Mesmo que a blindagem seja menos acessível, pois o aparelho móvel passa por um processo mais caro devido às licenças necessárias, há outra forma de protegê-lo por meio de algum sistema que não tenha chaves salvas no telefone. Mas, ainda sim, isso não é 100% seguro. "Se o celular for infectado por um malware, é possível gravar a tela e visualizar o código que está sendo digitado", diz.

Caso a empresa decida por investir na proteção dos aparelhos da companhia com a blindagem e criptografia, se o executivo ou até mesmo uma pessoa de cargo político fizer uma ligação ou trocar mensagens com alguém que não tenha o mesmo sistema de segurança, as conversas podem ser hackeadas. "A forma 100% segura é que os dois aparelhos em ligação ou troca de mensagens sejam encriptados pelo mesmo sistema e que não sejam vulneráveis a malware por meio da blindagem. Se não for possível realizar a blindagem, ter uma ligação encriptada diminui bastante os riscos, mas não é totalmente seguro", complementa.

"Os riscos de ataques cibernéticos são proporcionais à exposição, importância e valor da empresa, do empresário como pessoa física e, até mesmo, do político", finaliza o especialista.

Sobre o Augusto Schmoisman

Com mais de 20 anos de experiência, Augusto Schmoisman é especialista em defesa cibernética corporativa, militar, aeroespacial e CEO da Citadel Brasil, responsável pela mais alta e sofisticada tecnologia 360 graus em segurança cibernética.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar