Brasil,

Clube de assinatura de café investe no selo EuReciclo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Rebelo Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

200% dos resíduos da Veroo são compensados ambientalmente

A forma como os brasileiros consomem café mudou bastante nos últimos anos, do coador de pano até a máquina para cápsulas, que surgiram como uma opção prática e saborosa, garantindo diversidade ao paladar. Mas, o novo modelo trouxe um desafio para seus consumidores e também para as empresas que fornecem o produto: o que fazer com todas as cápsulas de café utilizadas?

A Veroo, marca nativa digital que opera inicialmente o clube Veroo de assinatura de cafés especiais, se preocupou com o assunto e aderiu ao selo EuReciclo, ou seja, ela destina recursos à cadeia de reciclagem, por meio da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

"Com a EuReciclo, nós da Veroo conseguimos trabalhar com o conceito da compensação ambiental e da logística reversa com lastro em notas fiscais, além disso, estimulamos toda a cadeia de reciclagem", afirma Gabriel Barruffini, fundador e CEO da Veroo.

A compensação ambiental é inspirada em um modelo europeu de incentivo à cadeia de reciclagem. Ela garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Sendo assim, suponhamos que a Veroo coloque uma cápsula de café no mercado. Na compensação ambiental, essa cápsula não será reciclada, mas sim dois materiais equivalentes, de peso equivalente, ou seja, é possível reciclar duas cápsulas idênticas em peso e material. O importante é que o impacto negativo da embalagem está sendo compensado do meio ambiente e que a cadeia de reciclagem está sendo valorizada e incentivada pela empresa nesse processo.

Ao adotar o selo, a Veroo investe em recursos que, via EuReciclo, são destinadas à cadeia de reciclagem pelas empresas, além de formalizar e valorizar seus agentes, também cria incentivos para que, no médio e longo prazo, o setor aumente seu potencial e as taxas de reciclagem no país se elevem. Os investimentos são usados nas maiores necessidades desses parceiros, como: no aumento da capacidade, com a compra de equipamentos, veículos e contratação de mais funcionários; nas despesas gerais de coleta, salários, estrutura, equipamentos de segurança; ou em melhorias das instalações.

O papel do consumidor

O consumidor tem um papel essencial na reciclagem de cápsulas - e também de outros resíduos. Tudo o que consumido exige o uso de recursos naturais, que em muitos casos podem voltar ao ciclo produtivo por meio da reciclagem. Por outro lado, quando o consumidor não faz sua parte, esses resíduos escapam para a natureza e poluem o meio ambiente, com consequências gravíssimas.

Gabriel lembra que os resíduos hoje são uma fonte de renda. "A gente precisa sempre tentar dar a destinação correta para o nosso lixo. As cápsulas são muito práticas, mas esse lixo pode virar um problema. Precisamos pensar no que devemos fazer após o nosso consumo, que é dar a destinação correta. Cada um de nós precisa fazer sua parte", explica.

Devolver suas cápsulas usadas para a reciclagem é uma contribuição cidadã que auxilia para a economia circular e fomenta a cadeia da reciclagem, permitindo que os resíduos retornem ao ciclo produtivo na forma de matéria-prima. Por outro lado, se o lixo é descartado de modo incorreto, ele vira apenas isso: lixo, um material sem valor e que polui o meio ambiente, com graves impactos para todo o sistema de saúde e saneamento.

Sobre a Veroo

A Veroo é uma marca nativa digital que opera inicialmente o clube Veroo de assinatura de cafés especiais, cujo propósito é levar um pouquinho do que acontece em cada origem produtora para dentro da casa do brasileiro que é apaixonado por café. Acreditamos e praticamos muito o Fair Trade, ou seja, trabalhamos na contramão do mercado, onde tentamos vender com o preço mais acessível possível para o consumidor final, mas pagando o máximo ao produtor. Só assim conseguiremos transformar a cadeia de valor desse produto tão especial para nossa cultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar