Brasil,

Compreenda o que cada emoção pode estar querendo te dizer

No artigo anterior eu falei da importância de atravessarmos nossas emoções e ressignificá-las.

Vamos compreender o significado da emoção.

Toda emoção é uma energia acumulada, que leva você a ter uma ação. Portanto nossas emoções podem estar querendo dizer algo.

Compreender o seu significado, é o passo inicial desta jornada de autoconhecimento.

A partir do momento que interpretamos a emoção, ela se transforma em sentimentos. Portanto, sentimentos são a interpretação que damos para aquela emoção naquele determinado cenário.

Então, por exemplo: eu estou me sentindo com medo e esse medo foi gerado pelo atual cenário de pandemia. Assim sendo, o medo trouxe como consequência uma ansiedade do que pode acontecer face ao cenário que estou vivendo.

Se eu ficar alimentando esse medo posso me paralisar, me bloquear e não conseguir seguir. E se eu for alimentando ainda mais esse medo, eu posso desenvolver, por exemplo, uma síndrome do pânico.

Agir com inteligência emocional (IE) significa não deixar a emoção te pegar. Você aprende a sair rápido dela, porém é um efeito imediato e paliativo, como uma alivio emocional.

É como se você aprendesse a usar o extintor de incêndio. Você aprende a aliviar, para não gerar destruição.

Já agir com competências emocionais (CE) significa você buscar as causas das emoções destrutivas e encara, por exemplo, a tristeza, a raiva e resolver, significa atravessar a emoção.

Portanto a IE nos ensina a evitar a emoção, e agirmos com competência emocional significa desenvolvermos nossas habilidades de reconhecer as emoções e resignifica-las para evoluir.

O medo é o nosso grande visionário. Ele vê uma dificuldade e um risco futuro e sinaliza. Cabe a mim decidir se quero usar esta emoção para um lado destrutivo que seria me paralisar com este medo e me fechar, ou, usar esta emoção para o lado construtivo, ou seja, entender estas dificuldades e riscos e me preparar melhor, buscar alternativas para atravessá-las.

Já a tristeza é uma emoção que abre você para a cura. O estado de tristeza seria como se você estivesse passando por um estado febril.

A raiva, já representa uma quebra de expectativas ou desejo, ou alguém fez algo à você que te fez se sentir invadida.

Então para o lado destrutivo desta energia, você pode reagir de forma explosiva, reativa, se vitimizar ou até mesmo desencadear uma depressão.

Usando essa energia da raiva para um lado construtivo, você pode criar algo diferente, em função da sua indignação. Por exemplo, trabalhar por uma causa que esteja alinhada com os seus valores.

Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como consultora, coach e mentora, observo que se as pessoas soubessem compreender melhor suas emoções, isso iria contribuir muito para a manutenção da saúde mental saudável impactando positivamente os relacionamentos interpessoais. Foi dessa minha percepção e observando empresas e pessoas por muitos anos, que emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazermos contribuições importantes para você.

No best-seller eleito pela revista Veja em dezembro/2020 “Soft Skills – Competências Essenciais para os novos Tempos” (Literare Books International) eu selecionei as 33 softs skills, que são as habilidades comportamentais necessárias para o profissional do agora.

Espero que esse artigo cause reflexões em você e que essas reflexões gerem aprendizados para agir com mais sabedoria, compreendendo o que cada emoção pode estar te sinalizando e escolha canalizar esta energia para o lado construtivo e de aprendizado.

(*) Lucedile Antunes - mentora, coach e palestrante. Coordenadora e idealizadora do best-seller “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos”. CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros sobre desenvolvimento humano e organizacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo