Brasil,

CFC lança livro em celebração aos 75 anos da criação dos Conselhos de Contabilidade

A obra traz de forma completa e aprofundada toda a trajetória de conquistas para a profissão e a sociedade brasileira, a partir da sua regulamentação em 1946

Neste 27 de maio de 2021, quando a criação dos conselhos contábeis e a regulamentação da profissão de contabilidade completam 75 anos de existência, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promove o lançamento do livro 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade - Uma História Brilhante. O lançamento do livro aconteceu durante o seminário comemorativo virtual no canal do CFC no Youtube.

A obra é assinada por Maristela Girotto, Maria do Carmo Nóbrega e Matheus Henrique Bastos Leite, com base em múltiplas bases de dados levantadas por uma comissão especial, que trabalhou sob a coordenação do ex-presidente do CFC (2004-2005/2014-2015/2016-2017) José Martonio Alves Coelho. O livro está dividido em seis ricos capítulos, escritos em 320 páginas, que fazem uma viagem no tempo por meio de fatos, programas, eventos, parcerias, lideranças e ideais, que fizeram com que fossem essenciais à evolução e desenvolvimento da profissão.

Em 75 itens, o livro 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade - Uma História Brilhante destaca as diversas e importantes conquistas dos conselhos de contabilidade para o segmento e o país, revela Coelho. “O Conselho Federal e os conselhos estaduais tiveram um papel importante em todo esse desenvolvimento, tanto contábil como econômico para o Brasil. É fundamental que todos nós revisitemos a história da contabilidade neste livro”, diz ele.

Entre tantas passagens marcantes ao longo destas sete décadas e meia de história, Coelho destaca três momentos que considera fundamentais nesta trajetória. Além da própria criação dos conselhos e regulamentação da profissão de contabilidade – cujo decreto-lei foi assinado pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra –, o ex-presidente do CFC cita a autonomia dos conselhos na emissão de normas de contabilidade. “Foi um grande marco normativo, importante para o desenvolvimento do fazer contábil do país.”

Coelho também recorda a mudança de sede do CFC do Rio de Janeiro (RJ) para Brasília (DF). “No Distrito Federal é onde está concentrado todo o poder da República. Assim, o CFC ficou inserido naquele contexto e, a partir dali, estreitou os laços de relacionamento com os poderes constituídos, o que deu uma importância muito grande para o desenvolvimento da profissão", afirma.

Após o lançamento, o livro poderá ser acessado gratuitamente pelo site www.cfc.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo