Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Healthtech aposta em conceitos de grupos como Google e Netflix

De uma administradora de benefícios de medicamentos a uma healthtech integradora do ecossistema brasileiro de saúde. Essa profunda mudança de posicionamento da ePharma reflete-se também na gestão de seus recursos humanos. A companhia aposta em uma ressignificação do time de 340 colaboradores, com uso intensivo de dados e modelos aplicados por players da cultura digital, como Google, Netflix e Spotify.

O pilar dessa reconfiguração do RH é a implementação da metodologia OKR (Objectives and Key Results), que preconiza o emporedamento do times e a gestão ágil de desempenho com foco na comunicação transparente e na conexão e alinhamento pleno das equipes. “Para isso, criamos uma plataforma comum e acessível a todos os profissionais, na qual estão estabelecidos os objetivos a ser alcançados e os resultados-chaves para chegar lá”, ressalta o diretor corporativo Marcos Inocencio.

O acompanhamento das metas é realizado mensalmente e, a cada trimestre, o colaborador apresenta sua prestação de contas, mesmo período em que a ePharma promove a renovação dos objetivos estratégicos – com base na direção da companhia. “Esse grau de transparência contribui para cultivar um ambiente colaborativo e incentivar a cultura da experimentação. Queremos owners e não simplesmente colaboradores. Nesse contexto, o empoderamento representa um agente transformado”, acrescenta.

Um dos exemplos desse processo de empoderamento está na plataforma de marketplace da ePharma, que disponibiliza os benefícios aos colaboradores de forma flexivel e, acima de tudo, democratiza o bem-estar dos colaboradores. Uma vez por ano, os profissionais poderão escolher para onde vão destinar os seus recursos em um ambiente 100% digital. Além de assistência médica, farmacêutica, vale-alimentação e refeição, a solução dá acesso a cartão de compras, academia, serviços de saúde sob assinatura, clube de descontos em estabelecimentos comerciais, previdência privada e também a um app que viabiliza empréstimos financeiros por meio de antecipação salarial.

Novo padrão de avaliação

Outra decisão que ilustra esse novo momento é a adoção do conceito Two Tails Performance, que foge do sistema trivial de concentração de esforços nos melhores talentos. A partir de soluções de data driven, a empresa identifica os 25% de colaboradores mais bem avaliados e os 25% com piores resultados, cruzando as informações por período para aferir a evolução de desempenho.

“Conseguimos aprimorar o padrão de novas contratações ao detectar, de forma mais precisa, as características do grupo com maior escore. Mas, fundamentalmente, esses profissionais servirão de parâmetro para lapidar os 25% que estão abaixo da curva. É esse conhecimento que conduz à excelência”, conclui Inocencio.

Sobre a ePharma

Referência em gestão de programas de benefícios de medicamentos (PBM), a ePharma iniciou uma profunda transformação nos modelos organizacionais, para impulsionar o acesso à saúde e proporcionar uma melhor qualidade de vida a milhões de brasileiros. Como um elo, cria conexões inteligentes e fluidas, promove parcerias que geram sinergia para que o ecossistema prospere com colaboração e inovação. A health tech ampliou o seu portfólio de serviços e estabeleceu metodologias ágeis para oxigenar as conexões entre indústrias farmacêuticas, operadoras, redes de farmácias, laboratórios clínicos e a população. Com uma cultura digital e uso intensivo de dados, a empresa quer liderar a formação de um amplo ecossistema, gerando soluções para prover as melhores experiências em programas de cuidado e aderência ao tratamento de doenças crônicas e de alta complexidade.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar