Brasil,

Dia Nacional do Café - Barista dá dicas para ajudar a escolher um café de qualidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Sala
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Renan Dantas, barista da Nestlé e parceiro do A Ventana Bar & Café, point da holding gastronômica Turn the Table localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, fala sobre cafés especiais e seus benefícios para a saúde, enquanto apresenta suas criações para o restaurante

O café é uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros. Não é à toa que foi criado uma data especial só para ele no calendário: o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. O café de qualidade, todavia, é caracterizado por ter matéria-prima boa, torra apropriada e uma boa cadeia de sustentabilidade durante o processo de plantio e colheita dos grãos. No mercado, existe uma nomenclatura específica para se referir a essa categoria: os “Cafés Especiais”, cujo principal diferencial é a doçura, ao contrário dos cafés amargos geralmente comercializados. O benefício dos cafés especiais já começa no grão verde, que possui muitos polifenóis e antioxidantes que ajudam a rejuvenescer, sendo também usado como base em alguns cosméticos. Além disso, eles aliviam o estresse, ajudam na digestão e, dependendo da dose e das atividades físicas praticadas, podem até ajudar no emagrecimento.

“Para saber se você está tomando um café de qualidade, a dica é saber se ele tem esta nomenclatura de ‘Café Especial’, que geralmente deduz que ele tem uma torra perfeita, na qual ele não é queimado e os grãos são totalmente selecionados, proporcionando, também, uma bebida perfeita”, explica Renan Dantas, barista da Nestlé e parceiro do A Ventana Bar & Café, primeira experimental store de Nescafé Origens do Brasil, que reúne as experiências de cafeteria, bar e restaurante em um único lugar, localizado na Praça dos Omaguás, no coração de Pinheiros, em São Paulo. De acordo Renan, outro ponto é observar como o café está sendo preparado e se foi moído na hora. “O grão contém nutrientes e açúcares naturais e, quando permanece moído por um período maior de tempo, ele oxida de uma maneira mais acelerada, perdendo complexidade e as informações presentes no café”, comenta.

O principal diferencial dos Cafés Especiais em relação aos outros é a cadeia de sustentabilidade. É imprescindível saber onde o café está sendo comprado, o tempo de maturação do fruto, o manejo na colheita e os cuidados com os grãos do café. “Hoje, vemos muitos pequenos produtores e sabemos, realmente, onde estamos comprando aquele café. Toda a cadeia de sustentabilidade é envolvida e melhor remunerada do que outros. O Café Especial é caracterizado pela sua alta doçura na xícara, sendo a bebida mais complexa do mundo”, afirma Renan, que escolheu a profissão pensando na experiência inesquecível que poderia passar para o cliente por meio de suas receitas com o ingrediente.

O A Ventana Bar & Café traz uma variedade de cafés especiais em seu cardápio e oferece experiência diferenciada na hora de degustá-los, sendo uma ótima opção para celebrar o Dia Nacional do Café. “Todo o nosso vasto menu de bebidas, elaborado pelo Renan e por nosso mixologista, Wellington Costa, foi estrategicamente pensado em regiões e biomas brasileiros, valorizando não só a harmonização dos sabores, mas também a experiência proporcionada a partir deles”, explica Humberto Munhoz, sócio da Turn the Table e proprietário da casa. “Oferecemos um espaço que proporciona ao público uma experiência única com cafés especiais, enquanto aproveitam uma atmosfera de calmaria e paisagens extraídas do campo”, completa. No dia 24, a casa está com uma promoção para os seus clientes: na compra de uma experiência A Ventana de Café Coado, o cliente ganha uma bomba de chocolate.

Neste menu, o grande destaque com a bebida é o Cold Brew Origens do Brasil, receita de autoria de Renan preparada com uma infusão de café frio com algumas especiarias e frutas cítricas. “Ela foi pensada, justamente, para tentar trazer a brasilidade da bebida para o café. Pegamos o Nescafé Chapada Diamantina, proveniente das regiões mais altas da Bahia, que tem notas de frutas amarelas, e o infusionamos com laranja bahia e canela. A bebida fica parecida com um licor, é uma delícia”, completa. O barista ainda ressalta que os preferidos da casa são a releitura do Dalgona Coffee, uma mistura de Cold Brew com limão e espuma de rapadura, além dos cafés coados, que conseguem surpreender tanto o amante do café quanto aqueles que não são tão fãs da bebida. “É lindo ver os rostos das pessoas impressionados com os sabores que trazemos apenas com café e água”, finaliza Renan.

Serviço:
A Ventana Bar & Café (@aventanacafe)
Endereço: Praça dos Omaguás, 110
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8hs às 21hs
Reservas: (11) 97482-3451 ou no Instagram

Sobre o A Ventana Bar & Café

Localizado no coração de Pinheiros, o A Ventana Bar & Café (@aventanacafe) é um espaço, em parceria com a Nestlé, onde se misturam as experiências de uma cafeteria, restaurante e bar em um mesmo local, trazendo ao público uma experiência única com cafés especiais, oferecendo cardápio especial desde o café da manhã até o jantar, e proporcionando uma atmosfera de calmaria e paisagens extraídas do campo e levadas diretamente para a cidade. Além do restaurante, o A Ventana possui três quiosques em shoppings conhecidos de São Paulo: Morumbi, Tamboré e Center Norte, em uma versão que mistura cafeteria e confeitaria.

Sobre a Turn The Table Brasil

Empresa proprietária das marcas O Pasquim Bar e Prosa, Vero! Coquetelaria e Cozinha, A Ventana Bar & Café, A Saideira, F.O.M.E e Coffee and Beyond, com operações em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar