Brasil,

Grant Thornton e BR Rating firmam parceria para suprir demanda do mercado por governança corporativa estruturada

Metodologia de avaliação composta por 92 práticas mapeia, avalia e classifica os sistemas adotados em corporações de todos os segmentos

A Grant Thornton, empresa global de consultoria e auditoria, acaba de firmar parceria com a BR Rating, primeira agência de Classificação de Risco e avaliação dos sistemas De Governança Corporativa do Brasil. O objetivo é ampliar a oferta de soluções relacionadas à governança, aplicáveis em todos os setores produtivos.

O acordo estabelece ação complementar da BR Rating e da Grant Thornton nas análises sobre o nível de maturidade da governança corporativa das empresas, auxiliando na transformação e garantindo a integridade dos negócios. Nesse sentido, a transparência das ações dos executivos, alinhadas com os interesses dos stakeholders e objetivos estratégicos da organização, é um ponto fundamental para atingir os resultados esperados.

Essas análises começam a partir da avaliação e qualificação da estrutura organizacional, a fim de traçar um diagnóstico em relação às práticas de governança, além de orientar no desenvolvimento do planejamento estratégico das organizações. O intuito é levar as corporações aos mais elevados níveis de conformidade com as melhores práticas existentes no mundo corporativo.

A ideia é mostrar que as boas práticas de governança estão diretamente ligadas ao valor de mercado das empresas. Por isso, a união das experiências profissionais dessas áreas complementares pode agilizar o processo de transformação e evolução das empresas.

“Cada vez mais, o mercado cobra, além de uma postura ética, transparência na administração das organizações, com práticas capazes de conquistar a confiança tanto dos investidores, acionistas, fornecedores e colaboradores quanto do consumidor ou usuário. Ou seja, a forma de gerir e controlar os negócios reflete diretamente nos resultados financeiros e, consequentemente, na valorização da organização”, afirma Adriana Moura, sócia líder de GRC da Grant Thornton.

O sócio fundador da BR Rating, Marcos Rodrigues, explica que a análise desenvolvida pela agência envolve a identificação dos aspectos positivos e pontos de melhorias no sistema de governança corporativa. Segundo ele, alguns pontos essenciais envolvem a avaliação do grau de transparência em uma empresa e a compreensão sobre como a administração está promovendo os interesses dos acionistas.

“Ao obter o rating de governança, a empresa fornece a seus investidores um melhor suporte de decisão, o que no médio prazo leva a um maior valor de mercado, amplia seu acesso ao crédito em geral e atrai conselheiros e executivos, pois muitos talentos buscam empresas de sucesso e com boa reputação. A parceria com a Grant Thornton agrega a credibilidade de uma marca global fortemente associada à eficiência e às melhores práticas e amplia as possibilidades de apoiarmos um número cada vez maior de corporações em suas jornadas em busca da excelência em governança", completa.

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 58.000 colaboradores. No Brasil, está presente nos 11 principais centros de negócios do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.

Sobre a BR Rating

A BR Rating é a primeira agência de classificação de risco e avaliação dos sistemas de governança corporativa do Brasil. A companhia foi fundada por um grupo de quatro sócios com sólidas experiências em governança corporativa por terem atuado há mais de 14 anos como membros de conselhos de administração, fiscal, consultivo e de comitês em diversas empresas, de diferentes segmentos. A agência desenvolveu uma metodologia usada para a avaliação que envolve a análise independente de 92 práticas de governança, segmentada nos temas Sócios, Conselho de Administração, Diretoria, Órgãos de Controle, Conduto e Ética, incluindo e não menos importante as questões ambientais e sociais. O mapeamento e diagnóstico baseiam-se na análise documental, evidências e entrevistas com os agentes envolvidos no tema governança. A classificação possui 8 escalas, agrupados em 4 grupos, sendo: (i) práticas iniciais; (ii) práticas regulares; (iii) boas práticas; e (iv) excelentes práticas. A divulgação a mercado da nota depende do interesse da companhia. Cada processo tem prazo médio de 6 semanas, envolvendo quatro consultores, dependendo do tipo e tamanho de cada organização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo