Brasil,

Dia Nacional da Indústria: saiba quais serão as mudanças necessárias no cenário pós pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Indústria, data que visa homenagear o setor brasileiro responsável por movimentar grande parte da economia, representando especificamente 20,4% do PIB brasileiro. Desde a chegada da pandemia o setor vem enfrentando tempos difíceis, marcado principalmente pela redução do trabalho e pela falta de matéria prima no processo de produção. Cerca de 70% das indústrias foram impactadas negativamente, é o que apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo Portal da Indústria.

O crescimento industrial tem um papel significativo na recuperação econômica do país e com as diversas mudanças causadas pela crise, a indústria encontra como desafio se adaptar à nova realidade. Além de medidas que contribuam para a recuperação financeira, será necessário se adequar ao atual hábito de consumo e ao padrão tecnológico, que vem sofrendo uma aceleração considerável nesse cenário.

Soluções sustentáveis e aumento de produtividade

A expansão na capacidade produtiva continua sendo uma prioridade para as indústrias no plano de investimento anual. De acordo com o documento Investimentos na Indústria 2020-2021, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 66% dos investimentos previstos para 2021 envolvem a aquisição de máquinas, sendo que desses planos de aquisição, 23% envolvem a compra de máquinas e equipamentos usados. Essa é uma forma de aprimorar os processos de fabricação, promover o aumento da produtividade industrial, além de ser uma solução sustentável para o negócio.

Segundo a gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet, Roberta Bosignoli, o investimento em equipamentos usados é uma alternativa muito positiva para empresas que precisam evoluir, mas que não possuem recursos financeiros para novos maquinários.

“Os equipamentos industriais são desenvolvidos para terem uma vida útil muito longa. Por isso, realizar a venda e repassar para outra empresa é uma forma de dar uma segunda vida ao equipamento, isso impacta também na diminuição de demanda por recursos naturais, o desperdício e o descarte inadequado, se tornando uma solução sustentável e rentável para a empresa”, argumenta.

Investimento em tecnologia

Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no segmento industrial, com a chegada da pandemia esse processo se intensificou consideravelmente. A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é um grande exemplo disso. Ela envolve a melhoria da produtividade e da eficiência através de tecnologias como automação industrial, inteligência artificial, internet das coisas e a computação em nuvem, grandes apostas para o segmento industrial no cenário pós pandemia.

Para que esse investimento não exija mais dinheiro do que a empresa pode investir, uma alternativa é realizar a venda dos equipamentos que serão substituídos. Dessa forma é possível evoluir os processos de produção, além de ter uma economia significativa.

“A EquipNet tem a expertise em conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, por isso a empresa consegue realizar a venda de forma muito mais rápida, assim como ter um melhor retorno financeiro que pode ser utilizado no investimento de novas tecnologias para a empresa”, ressalta Roberta Bosignoli.

Flexibilidade

Além dos investimentos, as indústrias precisarão adotar mudanças internas e corporativas que sejam mais flexíveis, afinal, a presença dos colaboradores é indispensável na área de produção, mas no setor administrativo é diferente.

O home office é um formato que tem mostrado muita produtividade em diversos segmentos e é uma alternativa que tende ser adotada pelas empresas cada vez mais. Essa é uma forma de facilitar a rotina e de reduzir custos para a empresa, que terá menos gastos com energia elétrica, água, limpeza e aluguel.

Saiba mais em: https://www.equipnet.com/pt/

Sobre a EquipNet

A EquipNet é uma empresa norte-americana com mais de 20 anos de atividade, que atua globalmente auxiliando seus clientes durante todo o processo de negociação de equipamentos usados/desativados. Com escritório no Brasil, a empresa tem a expertise de conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, garantindo avaliação justa dos equipamentos. Atua em mais de 20 segmentos como alimentício, farmacêutico e P&D, atendendo desde pequenas empresas até corporações multinacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar