Brasil,

Beleza REAL: um novo conceito estético em meio à pandemia

Mulher com os braços para cima Descrição gerada automaticamente com confiança média

*por Dayane Spassatempo

O isolamento social fez com que a sociedade encarasse a rotina em casa de uma forma que a humanidade não vivenciava há muito tempo. E toda essa reclusão nos obrigou a fazer uma autoanálise: defeitos aflorados, estresse e, às vezes, depressão. Chega a hora de abandonar as máscaras pessoais e nos tornarmos quem nós nascemos para ser. Esse é o momento de abandonar hábitos antigos e aprender um novo modo de vida. Falar de beleza é a ruptura de uma indústria inteira que deixa de ser puramente estética e passa a integrar o autocuidado de maneira geral. O que podemos fazer diferente para nós mesmos? Valorizar aquilo que temos de melhor, a nossa beleza REAL. A partir desse novo cenário, elencamos quatro pilares que podem representar esse momento.

Em ‘Insumos com beleza’, a autenticidade natural se destaca: “Não peço ‘desculpas’ por estar sem maquiagem: tenho orgulho de ser/estar quem sou.” Surge, também, uma nova tendência: o skinimalismo, um movimento para abraçar sua pele real – menos maquiagem e menos produtos de beleza. Outra questão é a transição capilar. Além dos cachos, as pessoas estão mais abertas a aceitar os fios brancos.

Em relação ao pilar ‘COVID-19’, com a chegada da pandemia, os ciclos mudaram. Antes, as pessoas viviam em fases fragmentadas: dormir, acordar, ir ao trabalho ou escola e voltar para casa. Hoje, tudo se mistura. Aqui, surge a tendência do Home Spa enquanto santuário. “Alguns tratamentos que eu fazia no salão agora são incorporados na rotina em casa.”

No pilar de ‘Crise econômica’, surge a preocupação em consumir bons produtos, mas com preços acessíveis. “Com menos dinheiro, eu vou optar por marcas que eu já conheço, com ingredientes conhecidos.”

No pilar de ‘Natureza e Vida’, os consumidores estão mais preocupados com a busca por beleza limpa, e surgem cada vez mais ofertas de fórmulas minimalistas que oferecem aquilo que é essencial, com ingredientes naturais e menos impacto no meio ambiente. O reflexo é sentido diretamente pelas marcas, que já apresentam opções aos modelos antigos. Nessa nova visão do que é beleza, nós, da BASF, escutamos o consumidor e apresentamos uma série de formulações inspiradoras.

Para uma limpeza mais eficiente da pele, o nosso sabonete em pó possui Cegesoft® Peel, esferas biodegradáveis que promovem uma esfoliação leve e gentil, sem irritar e agredir a pele, além de proteger o meio ambiente por ser uma formulação livre de microplásticos. Também contamos com o protetor solar antioxidante FPS 50 com Ciste’M®, um extrato da Rosa Marroquina para proteção contra UVA, UVB e luz azul – das telas de computador e smartphones –, que diminui a rugosidade da pele em 6% e a profundidade de rugas em 9% em 28 dias e acelera a renovação epidérmica.

Oferecemos, também, um finalizador bifásico que auxilia na proteção de cabelos brancos. Ele protege os fios de tons indesejados e condiciona toda extensão do cabelo com Cetiol® Ultimate, emoliente de toque seco e ultra volátil substituto ao silicone; e com Sphingoceryl® Veg, ativo natural composto por fitoceramidos do girassol responsável pelo condicionamento e proteção aos fios.

Para os cuidados com o couro cabeludo, há o Sérum Restaurador Inteligente com associação de Cetiol® C5, emoliente de toque seco e fontes naturais; e PeptAIde® 4.0, peptídeos naturais selecionados com Inteligência Artificial, que estimulam o crescimento do cabelo e restauram a saúde do couro cabeludo irritado e diminuem a oleosidade, vermelhidão e coceira.

E o nosso trabalho não termina aqui! Queremos seguir em parceria com a indústria nessa jornada de proximidade quando as pessoas precisarem de ajuda. Nós queremos apoiar o público a se empoderar por meio dessa nova forma de consumir. Vamos, juntos, fortalecer e mostrar a sua beleza REAL?

*Dayane Spassatempo é Analista de Marketing para Personal Care para a BASF América do Sul


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