Solinftec anuncia captação de CRA "Verde" de R﹩ 140 milhões e reforça seu compromisso com a sustentabilidade na agricultura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Magalhães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

O valor da operação demonstra a confiança do mercado no movimento de expansão da empresa de acordo com os princípios de ESG

A posição de liderança da Solinftec no cenário do agronegócio, tanto nacional quanto global, e seu engajamento crescente com os princípios de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), acaba de ser reforçada com o anúncio de seu primeiro Certificado de Recebíveis "Verdes" do Agronegócio (CRA Verde) no valor total de R﹩ 140 milhões, estruturado e liderado pelo Itaú BBA e Planeta Securitizadora Agro (nova marca da Gaia Securitizadora).

A estruturação da operação foi iniciada no começo do ano, sendo que a distribuição do CRA Verde foi concluída no começo de maio. Anteriormente, em fevereiro de 2020, a Solinftec já havia anunciado a emissão de seu primeiro CRA, também estruturado e liderado pelo Itaú BBA e pela Gaia Securitizadora.

Trata-se de um "Título Verde", no qual o objetivo é maximizar o uso de insumos e minimizar o impacto ambiental da operação agrícola de nossos clientes. Os recursos captados serão utilizados para projetos ambientais que se enquadrem nas categorias de gestão ambiental dos recursos naturais vivos e uso de terra, adaptação à mudança do clima e eco eficiência, controle e prevenção de poluição, energia renovável e gestão de água.

O CRA-Verde da Solinftec é a primeira operação voltada a produtos e serviços do agro no mundo a receber a certificação da Climate Bonds Initiative. A Solinftec recebeu assessoria ESG exclusiva do Itaú BBA e a emissão contou com o Parecer de Segunda Opinião elaborado pela verificadora externa SITAWI Finanças do Bem, empresa acreditada pela Climate Bonds Initiative, além de ter recebido um certificado de "Título Climático Certificado" (Certified Climate Bond) segundo emitido pela Climate Bond Initiative (CBI), o que reflete a solidez da operação, após as duas avaliações realizadas.

A captação feita será destinada ao aprimoramento das soluções já existentes e ao desenvolvimento de novas tecnologias para agricultura digital e de precisão, gerando mitigação, adaptação e resiliência a mudanças climáticas. Os benefícios a serem gerados pela emissão estão alinhados às categorias de eficiência energética e adaptação às mudanças climáticas, previstas pelos GBP, e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desenvolvimento sustentável

Ao todo, nos últimos cinco anos, mais de 680 mil toneladas de CO2 foram evitadas pela operação das tecnologias Solinftec em seus clientes. Esta redução de volume de CO2 seria suficiente para neutralizar a operação da ponte aérea RIO - SP durante um ano. Também equivaleria ao plantio de mais de 30 milhões de árvores ou à eletrificação de mais de 700 mil carros/ano (mais do que o total anual produzido pela Tesla).

Estes númros atestam o compromisso da Solinftec em entregar resultados de forma concreta e prática, que permitem que os produtores rurais sejam mais sustentáveis com uso de menos insumos, redução de custos e aumento de produtividade em tempo real e contribuíram para que a empresa conquistasse, em março de 2020, a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental concedida pela conceituada empresa holandesa Control Union.

Monitoramento em tempo real

Nossos porta-vozes

• Britaldo Hernandez, CEO Solinftec

"Este ‘Título Verde’ representa o compromisso da Solinftec em tornar o uso de tecnologia de ponta acessível a todos os produtores agrícolas, para que a produção de alimentos seja cada vez mais sustentável. Explorando novas fronteiras tecnológicas, contribuímos para mudar a forma como os alimentos são produzidos em todo o mundo."

• Caio Viggiano, Managing Director de Renda Fixa Itaú BBA

"Esta operação é um excelente exemplo de como empresas podem juntar tecnologia, inovação e práticas sustentáveis para contribuir para uma agricultura e, de forma mais ampla, para uma economia mais sustentável. Com esse CRA Verde a Solinftec se torna a primeira empresa de tecnologia a ser certificada pela CBI no critério de agricultura. Estamos muito felizes de termos feito parte deste processo, que é mais um importante marco na jornada ESG da companhia. Aqui no Itaú BBA acreditamos em fomentar este tipo de iniciativa e criar incentivos para que, cada vez mais, as empresas busquem integrar suas estratégias de negócios com tecnologia e temas ESG."

• Renato Barros Frascino, Diretor da Planeta Securitizadora Agro

"Estamos muito felizes porque esse CRA Verde está alinhado ao nosso propósito: mostra que um pequeno investimento em tecnologia pode gerar um impacto positivo muito grande no meio ambiente, ao otimizar a aplicação dos insumos e reduzir consumo de diesel."

• Leisa Souza, Head para América Latina e Caribe, Climate Bonds Initiative

"A emissão do CRA-Verde da Solinftec confirma que o financiamento verde é uma realidade para o agronegócio. A Solinftec realizou a segunda emissão no âmbito do Critério de Agricultura da Climate Bonds, mas é a primeira para uma empresa de tecnologia. Trata-se de um ótimo exemplo de como o agronegócio tem potencial de impulsionar a economia do Brasil de forma resiliente."

• Isabela Coutinho, analista ESG sênior da SITAWI Finanças do Bem

"A captação foi pioneira por ser a primeira do mundo certificada como 'atividade de apoio fora da unidade de produção' dentro do critério de agricultura da CBI. A análise da SITAWI, como avaliadora externa e verificadora para a certificação, concluiu que as soluções oferecidas pela Solinftec podem gerar não só mitigação a mudanças climáticas, mas também adaptação e resiliência para os produtores agrícolas atendidos. Ficamos muito felizes por fazer parte desse marco para a Solinftec e para o mercado de títulos verdes e climáticos relacionados a agricultura no Brasil, setor que tem muito potencial na agenda climática."

Sobre a Solinftec

Líder brasileira em SaaS (software como serviço) global para o agronegócio, a Solinftec está sediada em Araçatuba, interior de São Paulo, e opera em diversas regiões do Brasil.

Na América do Norte desde 2019 está sediada em West Lafayette, Indiana, EUA, em parceria com o renomado Center for Food and Agricultural Business da Purdue University. Em Cali, Colômbia, também desde 2019, o escritório serve como um hub para a América Latina, onde a empresa já opera em diversos países.

Cana-de-açúcar, grãos e fibras, e cultivos perenes (café, laranja e eucalipto, entre outros) são as culturas servidas pela tecnologia de ponta da Solinftec. Isto permite um melhor controle operacional, reduz uma ampla gama de custos e aumenta a eficiência para ser globalmente competitivo. A consequência é um crescimento acelerado no campo, sustentabilidade e resultados comprovados.

Em 2019, a Solinftec foi a primeira a ganhar para o Brasil o Prêmio AgFunder, considerado o "Oscar da AgTech Global" como a startup internacional mais inovadora da categoria Farm Tech e consolidou sua posição de liderança global no setor.

Solinftec em números

09 milhões de hectares incluindo Brasil, América Latina e América do Norte.

A ALICE, primeira plataforma de inteligência artificial para o agro em todo o mundo, permite que as fazendas operem de forma preditiva, com tomada de decisões em tempo real.

Sobre a Climate Bonds Initiative

Climate Bonds Initiative é uma organização internacional sem fins lucrativos com foco em investidores que trabalha para mobilizar os mercados de capitais para a ação climática. A Climate Bonds Initiative realiza análises de mercado, pesquisas de políticas e desenvolvimento de mercados; aconselha governos e reguladores; e administra um esquema de certificação global de títulos verdes. Para obter mais informações, visite http://www.climatebonds.net .

Sobre o Climate Bonds Standard: O Climate Bonds Standard é uma ferramenta de triagem internacional para investidores e governos que lhes permite avaliar facilmente os títulos climáticos e verdes com a confiança de que os fundos estão sendo usados ​​para fornecer soluções para mudanças climáticas.