Sebrae inova ao capacitar empreendedores com uso de chatbots

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Por meio de inteligência artificial, donos de pequenos negócios realizam cursos gratuitos pelo Whatsapp

Diante da aceleração da transformação digital dos negócios e atento aos anseios dos empreendedores, o Sebrae resolveu inovar nas capacitações online com o uso de chatbots nos cursos disponibilizados pelo Whatsapp. A partir da inteligência artificial, os inscritos vivem uma experiência de autoaprendizagem, com o uso de vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas. Até o momento, já foram identificadas mais de 3 milhões de interações em um dos 15 cursos disponíveis gratuitamente.

Toda a interação com o usuário é feita dentro do aplicativo de mensagens por meio de uma arquitetura integrada ao autenticador do Sebrae, AMEI, que identifica se o usuário já é cadastrado ou o direciona para a criação de uma conta única. Para entender o que o usuário quer e qual curso deseja fazer, a arquitetura criada pelo Sebrae utiliza o Watson, a solução de inteligência artificial da IBM, integrada ao autenticador da instituição. Além disso, a arquitetura criada funciona com o uso dos recursos da nuvem do GCP (Google Cloud Plataform) como por exemplo, o armazenamento de arquivos e certificados no Google Storage.

Para o arquiteto de software do Sebrae, Ricardo Medeiros, a iniciativa da instituição se destaca pelo pioneirismo ao oferecer um ambiente de educação online que une componentes para oferecer uma interface gráfica intuitiva e com linguagem amigável para os usuários. “É uma arquitetura robusta e complexa para a TI, mas simples para o cliente do Sebrae. Hoje eu desconheço quem usa solução desse nível para ministrar curso com chatbot em nuvem auto escalável em um ambiente seguro aderente a LGPD, por meio de uma conta única”, ressaltou.

Entre os benefícios da solução está o uso amplo da tecnologia, pois a arquitetura de chatbot pode ser utilizada para a experiência do EAD, como também para outros serviços digitais do Sebrae, como é o caso do APP do Sebrae. “Do ponto de vista econômico, a arquitetura cloud native é paga conforme a utilização, então essa infraestrutura de nuvem aumenta ou diminuiu conforme a demanda, de forma automática sem perda de performance, pois os recursos computacionais são adaptáveis”, explicou.

Ao todo o Sebrae oferece 15 cursos online e gratuitos pelo Whatsapp divididos por cinco temas (Finanças; Marketing; Planejamento e Gestão; Perfil do Empreendedor; Abertura, fechamento e crescimento da empresa) ou trilhas de conhecimento (Economia Criativa, Super MEI: primeiros passos; Super MEI: organize seu negócio e Super MEI: pronto para crescer). Durante a imersão no curso, os usuários vão recebendo pílulas de informações com feedbacks sobre a evolução no aprendizado. Caso a pessoa desista do curso, a solução também consegue identificar e interagir para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

“É uma solução ímpar e diferenciada. Além da tecnologia, o material dos cursos foi adaptado pela equipe de negócios do Sebrae. A pessoa pode fazer curso de qualquer lugar sem custo adicional. Os vídeos e imagens são leves para otimizar o uso dos dados do celular do usuário com o menor custo possível nas transferências de informações”, explicou.