Brasil,

Homens driblam os preconceitos ao ocuparem cargos tipicamente femininos

Ao fazerem das faxinas suas fontes de renda, "diaristos" provam que gênero não deve ser pré-requisito para nenhuma vaga de trabalho

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação para o primeiro trimestre (dezembro de 2020 a fevereiro de 2021) deste ano foi de 14,4%, o que significa que 14,4 milhões de pessoas estão desempregadas atualmente no Brasil – o maior número da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua), que começou em 2012.

O avanço da Covid-19 e o fato de o início de 2021 ter sido considerado a pior fase da pandemia no país (somente nos primeiros quatro meses de 2021 já houve mais mortes em decorrência da doença do que em 2020 inteiro), foram os principais fatores para o aumento do desemprego.

Preocupados com a situação financeira e precisando levar o sustento para os seus lares, muitos homens passaram a ocupar cargos que eram, até então, tipicamente femininos.

Carlos Eduardo Lourenço é um dos profissionais que atua em um mercado composto quase que totalmente por mulheres, o de limpeza. Com agenda lotada e muitos clientes fixos que não abrem mão do seu serviço, o “diaristo” atua bastante em escritórios e clínicas médicas e é sempre muito bem recebido e elogiado pelo seu trabalho.

Ele foi contratado em novembro de 2020 pela unidade da Mary Help, primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas, em Sorocaba, interior de São Paulo. “Na época, fizemos um anúncio para contratação de diaristas e ele foi um dos candidatos. Nos procurou perguntando se contratávamos homens e nós motivados principalmente pela quebra de preconceitos, abrirmos as portas para ele”, explica Claudia Iarossi, responsável pela unidade.

Segundo a franqueada, Carlos é muito dedicado e caprichoso e por isso os clientes gostam muito e pedem para fixarmos os atendimentos somente com ele. “Confesso que achamos que encontraríamos muita resistência por parte dos clientes, porém fomos surpreendidos positivamente e é muito raro alguém negar um atendimento pelo fato do profissional ser do gênero masculino”.

Claudia diz ainda que acompanha o mercado, principalmente o informal de diaristas autônomos e tem percebido um aumento no número de profissionais do gênero masculino. “Obviamente não há diferença na qualidade da execução do trabalho pelo profissional ser homem ou mulher, o que existe e sempre existiu é uma diferenciação nos quesitos capricho, dedicação, agilidade, proatividade devido o perfil da pessoa, independente do gênero”.

Com relação às vagas de trabalho, Claudia conta que haverá sempre oportunidades para bons profissionais, seja eles do gênero ou raça que forem, e que a faixa salarial pode variar entre R$ 1.800,00 a R$ 2.600,00 mensais. Além da triagem e avaliação dos currículos e referências da pessoa, a unidade analisa o perfil de cada candidato e os aprovados passam por um treinamento para fazer parte da equipe.

“Trabalhar para Mary Help foi uma maneira segura e organizada que encontrei de ingressar em uma área até então pouco explorada por profissionais do gênero masculino, confesso que inicialmente pensei que seria apenas algo para complementar minha renda, mas que com o decorrer do tempo e prestação de serviços, percebi que isso era algo realmente possível. Tenho satisfação naquilo que estou fazendo, e por meio da assessoria prestada pelos franqueados da Mary Help, ao qual sou parceiro, percebi que poderia garantir minha subsistência bem como realizar um trabalho de forma profissional e eficiente.”, declara Carlos.

Claudia finaliza deixando uma mensagem: “Todos nós, principalmente empresários e empreendedores, devemos sempre quebrar a barreira de qualquer tipo de preconceito”.

Outra unidade, também da Mary Help, que conta com “diaristos” é a de Thais do Nascimento, em Florianópolis (SC). “Nunca enxerguei esse trabalho como algo unicamente feminino. Já tivemos outros homens, que ficaram conosco por um bom tempo”, relata.

Hoje a unidade dela conta com quatro “diaristos”, um, inclusive, que foi recentemente contratado. “Um dos profissionais que está conosco há mais tempo, atende, inclusive, como personal organizer, além dos serviços de faxina residencial e comercial”.

Thais revela que as avaliações dos clientes são sempre ótimas e que em geral eles acham os profissionais excelentes, educados e detalhistas. “Minha expectativa é que as pessoas abram mais a cabeça, deixem o preconceito de lado e entendam que é uma mão de obra tão qualificada quanto a feminina, mas que infelizmente pela não aceitação de algumas pessoas, eles acabam não encontrando tantas oportunidades no mercado”.

Serviço

Mary Help em Sorocaba (SP)
Endereço: Av. Moreira César, 156 – Centro – Sorocaba/SP
Telefone: (15) 3329-0568
Whatsapp: (15) 99767-1692
E-mail:

Para quem deseja se candidatar às vagas disponíveis na unidade, basta enviar o currículo e referências para o e-mail .

Mary Help em Florianópolis (SC)
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 77 – Sala 504 - Centro
Telefone: (48) 3065-6625
Whatsapp: (48) 98860-6205
E-mail:

Para quem deseja se candidatar às vagas disponíveis na unidade, basta entrar em contato pelo WhatsApp, no qual é informado tudo sobre o processo seletivo.

Sobre a Mary Help

A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.

O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 130 unidades da rede são feitas em média 400 mil diárias por ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo