Novidade na Netflix: Novo recurso da plataforma, “Play Something” estimula debate sobre experiência do consumidor no ambiente digital
“Play Something” é a nova função de reprodução aleatória da Netflix; de acordo com o especialista Agabas, o recurso reflete novidades nos comportamentos dos clientes e em tendências de marca
A Netflix lançou recentemente um novo recurso para os usuários do serviço de streaming, chamado “Play Something”. Ao ativar a função, a plataforma seleciona algum conteúdo para o telespectador, inspirado em seu gosto pessoal. Caso ele não goste do que foi escolhido, é possível jogar os dados novamente e outra atração aparecerá na tela.
O recurso foi pensado, em especial, para aqueles que desejam assistir a algo, mas não querem ter o trabalho de pensar no que assistir.
“É uma continuação da tecnologia já existente na Netflix, só que ela surge com uma estrutura avançada. O streaming já considerava as nossas preferências a partir do histórico de consumo do nosso perfil”, aponta o especialista em marketing digital Agamenon Filho, também conhecido como Agabas.
A função, além de oferecer conforto ao usuário, revela uma tendência importante: a preocupação da plataforma com a experiência do cliente. A personalização de produtos e serviços tem se tornado prioridade no ambiente digital. O Spotify, líder no streaming musical, também conta com conteúdos no modo “shuffle”, como a playlist “Daily Mix”.
“Com cada vez mais frequência, a tecnologia e o algoritmo estão se dedicando para entregar um conteúdo de maior interesse para o usuário. Devido ao crescimento de plataformas digitais, redes sociais, canais de streaming, é um desafio constante competir um com o outro. Portanto, percebemos como as grandes marcas querem entender a real necessidade dos clientes”, afirma.
Muitas das novas funções criadas pelas gigantes do entretenimento são baseadas nos gostos dos usuários em vez de perfis demográficos, como é o caso do “Play Something”. Agabas explica porque essa é uma aposta certeira no contexto atual do mercado.
“Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. Também é compreender quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca e buscar oportunidades para aumentar suas vendas. O comportamento do consumidor visa entender quais hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Isso é super importante para que as empresas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão”, ressalta.
“Isso quer dizer que, quando você oferece um um conteúdo direcionado especificamente àquele usuário, as chances de reter a sua atenção aumentam bastante”, pontua. O marketing digital tem total relação com essa realidade.
“O marketing é essencial, pois possibilita a análise dos insights e dados analíticos da experiência do cliente no online. É possível rastrear toda a jornada da pessoa, quais sites ela entrou, quantos cliques deu, por qual motivo não finalizou a compra, entre outras ações.”
De acordo com pesquisa da Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência e 21% dos consumidores online tiveram uma experiência tão negativa com uma marca na pandemia que não pretendem voltar a comprar seus produtos ou serviços. Assim, o marketing digital ganha uma relevância inédita no planejamento das empresas, seja elas pequenas ou gigantes, do tamanho da Netflix.
“Atualmente, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. São inúmeras variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente. Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão impactar a sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja. Neste cenário, conhecer o comportamento do consumidor se torna essencial. Por mais difícil que possa parecer, a missão está longe de ser impossível”, analisa.
“Com o surgimento das mídias sociais na última década, por exemplo, é preciso observar como os influenciadores das redes afetam a decisão de compra do consumidor. A partir daí, novas estratégias podem ser traçadas para conquistá-lo”, finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário