Brasil,

Você sabe o que é bricolagem? Prática voltou aos trending topics

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com muita gente passando mais tempo em casa, o movimento "faça você mesmo" ganhou força com a pandemia. Loja especializada mostra como iniciar e ensina a fazer um jardim vertical

Reformar um móvel, pintar uma parede, montar uma horta. Com a pandemia do novo coronavírus a população passou a ficar mais tempo dentro de casa e, por consequência, a se questionar se aquele ambiente se adequava à sua identidade ou não. O lar virou também local de lazer e de trabalho, o que motivou pequenas reformas. Assim, muitos brasileiros descobriram a bricolagem e entraram para o movimento “faça você mesmo” – conhecido pela famosa sigla DIY, da expressão em inglês “Do It Yourself“.

Se você ainda não aderiu a essa tendência, ou fez sem saber nomear, o termo bricolagem se refere a atividades como montagem, instalação ou reparos feitos por pessoa não especializada, sem a ajuda de serviço profissional e tipicamente para proveito próprio. De acordo com uma pesquisa do Grupo Consumoteca, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração no último ano. “Durante o isolamento social, com mais tempo em casa, as pessoas começaram a procurar vídeos de pequenos ajustes em casa e colocaram a mão na massa para tirar do papel projetos que já estavam em planejamento”, disse o diretor da Leroy Merlin em Goiânia, Solimar Almeida Fernandes.

Localizada no Shopping Estação Goiânia, a unidade da Leroy Merlin na capital de Goiás ofereceu serviços como o drive-thru, televendas e whatsapp, além de um aplicativo, para atender aos seus clientes durante o período de isolamento, sendo que as vendas à distância seguem sendo opção. “As categorias de pintura e madeira foram as mais procuradas em 2020. A nossa expectativa é de que as vendas dos produtos de bricolagem continuem em alta este ano, pois vimos que a população tomou gosto de fazer pequenas modificações e colocar a mão na massa”, ressalta Solimar.

“A pandemia nos fez repensar o relacionamento com a nossa casa e, como muitas empresas ainda estão em home office ou em movimento híbrido de trabalho, seguiremos por alguns meses com mais tempo em nossos lares, provocando a necessidade de fazer alterações que deixem os espaços mais confortáveis, bonitos e funcionais para o dia a dia”, completa o diretor da loja.

Aprenda a fazer um jardim vertical

Para quem quer aderir ao movimento da bricolagem, Solimar indica começar com a montagem de um jardim vertical, que pode ser instalado tanto em casa quanto em apartamento. “O jardim vertical tem sido cada vez mais usado em decorações internas e externas. Ele economiza espaço, otimiza a utilização de paredes, decora ambientes pequenos e deixa tudo mais charmoso”, afirma o diretor da Leroy Merlin sobre essa dica, que também pode ser adaptada para uma horta.

A montagem do jardim vertical é simples, você precisará de lápis, chave de fenda, buchas e parafusos, trena, furadeira, abraçadeira ou ganchos metálicos e treliça ou painel de fibra de coco. Para fazer basta fixar a treliça à parede usando os parafusos e buchas adequados. Prenda os vasos com ganchos metálicos ou abraçadeiras. Vale lembrar que a escolha das plantas deve respeitar as necessidades de luz, ambiente e cuidados. Na foto, uma treliça de eucalipto foi aplicada sobre pastilhas, e cachepots duplos e simples foram fixados alternadamente. Foram usadas ainda cinco variedades de plantas: Begônia, Lisianthus, Orquídeas, Dipladênias e Rosas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar