Winning Omnichannel 2020: 5ª edição do estudo da Kantar prevê dois cenários para o consumo de FMCG

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  AD Comunicação & Marketing
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A quinta edição do Winning Omnichannel, estudo anual da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que acaba de ser lançada, traz uma visão global abrangente de como as dinâmicas do FMCG (bens de consumo massivo) e do varejo se transformaram em 2020 e o que deve acontecer em 2021.

A análise considerou o comportamento de consumo em 42 países e constatou que os eventos causados ​​pela pandemia do novo Coronavírus mudaram a forma de comprar FMCG. Algumas das tendências vistas nos anos anteriores se aceleraram, outras se inverteram.

No início de 2020, esperava-se uma continuação do crescimento de FMCG perto de 2,5%, e o que se viu foi um crescimento quatro vezes maior, para 10%, o que representa US$ 220 bilhões. Os fatores foram diversos, do movimento de estocagem no primeiro trimestre até a mudança contínua do consumo fora de casa para dentro durante o resto do ano e a falta de interações socias presenciais. Os impactos foram sentidos em quase todas as regiões, países, canais, setores e categorias, com taxas de crescimento dobrando ou triplicando.

Para 2021, num cenário ainda incerto, sem definição sobre o fim de lockdown em alguns países, o estudo prevê dois cenários potenciais: 1. Como seria o crescimento se permanecêssemos em bloqueio total durante todo o ano? 2. Como seria o crescimento se as restrições diminuíssem a partir do segundo trimestre? Ambos representam uma desaceleração no crescimento da FMCG; com o cenário um projetando crescimento de + 5,2% e o cenário dois + 2,2% globalmente.

Como sempre, a previsão varia de acordo com as condições de mercado. Retornando à China Continental, que, ao contrário da maioria das outras regiões, testemunhou uma desaceleração no crescimento em 2020, um retorno à vida sem bloqueio representaria um retorno mais rápido às tendências pré-pandemia e, portanto, uma aceleração no crescimento do FMCG.

Online continuará ganhando participação

De acordo com o Barômetro Covid-19 da Kantar, 45% dos consumidores afirmam que continuarão comprando nas lojas online que encontraram durante a pandemia. Com base nos mesmos dois cenários, o online crescerá 38% no caso de permanência em bloqueio total e 28% no caso de bloqueio parcial.

Qualquer uma dessas taxas de crescimento resultará em um canal bem acima de 8% no final de 2021.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.