Brasil,

Como o Brasil pode zerar o desmatamento ilegal?

Segundo o Observatório do Clima, no mais recente relatório de análise das mudanças do clima no Brasil, publicado em 2020, após as emissões de gases de efeito estufa terem atingido um patamar mínimo em 2010, ano de regulamentação da Política Nacional sobre Mudança do Clima), o país elevou em 28,2% a quantidade de gases de efeito estufa que despeja na atmosfera todos os anos.

Entre os principais setores responsáveis pela taxa de emissão brasileira, destaca-se o setor chamado de mudanças de uso da terra e florestas, puxadas pelo desmatamento, principal responsável pelas emissões no Brasil desde que o monitoramento começou a ser realizado, em 1990. "As árvores absorvem dióxido de carbono atmosférico (CO2), em seu processo natural de fotossíntese, liberando o oxigênio (O2) à atmosfera e fixando o carbono(C). Uma vez cortadas e queimadas, tais árvores liberam esse carbono na atmosfera, na forma de dióxido de carbono", explica Marcelo Schmid, diretor do Grupo Index.

Segundo o especialista ambiental, o desmatamento de florestas nativas vem puxando o crescimento recente destas emissões. "A quantidade de gases de efeito estufa lançada na atmosfera pelo setor de mudança de uso da terra cresceu 64% desde 2010 e subiu 23% em 2019, comparado com 2018", revela Schmid.

A alta taxa histórica de desmatamento coloca o Brasil como um dos principais emissores de gases de efeito estufa do mundo. Diferentemente de países como os Estados Unidos, China e Rússia que estão à sua frente neste ranking, as emissões brasileiras não são diretamente proporcionais ao desenvolvimento econômico e industrial. "Em 2019 as emissões totais brasileiras cresceram em 9,6%, enquanto que o PIB nacional cresceu 1,1%. Isso comprova que as emissões no Brasil, diferentemente da maioria das outras grandes economias, estão descoladas da geração de riqueza", comenta

Para Schmid, o caminho para a redução do desmatamento e para a redução das emissões brasileiras passa justamente pela inserção da floresta nativa em uma economia de baixo carbono. "O uso sustentável da floresta amazônica precisa ser incentivado pelo governo, desde a exploração madeireira em bases sustentáveis, até o estabelecimento de uma política nacional clara e alinhada aos interesses globais. todas as formas de inserção da floresta em uma economia verde e de baixo carbono são válidas", concluí.

Sobre o Grupo Index: especializado em soluções estratégicas e sustentáveis com base em estudos de mercado, consultoria florestal e ambiental. Com 50 anos de experiência, é composto pelas empresas:

Confal: desenvolvimento de projetos e soluções personalizadas para as necessidades de cada cliente.

Index Florestal: planejamento, gerenciamento e monitoramento de atividades florestais.

Index Ambiental: soluções sustentáveis e inovadoras voltadas à Engenharia Ambiental.

Forest2market: líder mundial em serviços de benchmark, custos e análises detalhadas do setor florestal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo