Brasil,

Novo Podcast Veja Bem traz conteúdo semanal editado, protagonizado e roteirizado por pessoas cegas e com baixa visão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Ruiz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No dia 12 de abril, foi lançado o Podcast Veja bem, uma conversa semanal entre os Professores Clóvis de Barros Filho e Carlos Ferrari. A ideia nasceu na pandemia com o objetivo de trazer reflexões sobre como ver a vida com outros olhos e apresentar possibilidades concretas para viver momentos felizes além do que se pode ver. Todo o conteúdo é editado, protagonizado e roteirizado por pessoas cegas e com baixa visão e semanalmente é transcrito para ser acessado por pessoas que não podem ouvir.

Os quatro primeiros episódios podem ser ouvidos também no site www.socialsolucoes.com/podcast

O professor, escritor, palestrante e filósofo Clóvis de Barros Filho se tornou fenômeno de sucesso na Internet. Com abordagem sempre bem humorada, suas palestras e livros trazem conhecimento com alto nível de profundidade, discutindo, com uma linguagem acessível, questões como ética, existência, felicidade e filosofia grega, além de fazer chegar ao grande público ideias de pensadores como Nietzsche, Epicuro e Espinosa. Professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, suas palestras e entrevistas já atingiram a marca de 1,3 milhão de acessos no Youtube.

Para ele, o podcast serve para que as pessoas pensem a vida com outros olhos, o que é obrigatório para quem não tem visão. “Para quem tem deficiência visual, ver a vida com outros olhos é uma obrigação. Já para quem enxerga, é uma opção. Quando pensamos na vida, pensamos na nossa relação com as pessoas e a primeira coisa que nos vem à mente é a maneira como o mundo se apresenta a cada um de nós. A ideia semanal do nosso papo é discutir como fazer isso, como pensar fora da caixa. Vamos mostrar a nossa visão de mundo partindo de quem não enxerga”, explica.

Do outro lado do encontro está Carlos Ferrari, professor e consultor de assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito da Política Pública de Assistência Social e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Carlos é diretor de Comunicação do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência e diretor de Articulação e Relações Institucionais da Organização Nacional de Cegos do Brasil. No primeiro dia do episódio, que teve como tema “A cegueira sem glamour, sem horror, enquanto condição humana”, Carlos falou sobre a bengala como símbolo na sua vida como deficiente visual. “Quando falamos sobre a bengala, falamos sobre o que ela representa, seu simbolismo além da sua utilidade. Queremos trazer no podcast discussões como essa. Para o cego, a bengala é a independência de ir e vir e, ao mesmo tempo, um assustador objeto que deixa nossa deficiência exposta. E o que ela representa para quem enxerga? Você já parou para refletir, por exemplo, sobre como você olha para os cegos? Pensar a vida inclui pensar na forma como reconhecemos o outro. Pena, admiração, medo e estranheza são sentimentos que experimentamos como pessoas com deficiência e, acreditem, dá um trabalhão descontruir tudo isso. Por outro lado, quando isso acontece, criamos a possibilidade de trabalhar o olhar do outro e transformar a sociedade, reconhecendo a cegueira não como doença ou castigo divino, mas simplesmente como mais uma dentre tantas condições humanas. Passamos a mapear oportunidades e ensinamentos, que é um jeito bem interessante de reprogramar a vida”, explica.

Sobre Carlos Ferrari

Carlos Ferrari é mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pós-graduado em Marketing e Comunicação Persuasiva pela Fundação Cásper Líbero e graduado em Administração de Empresas pela USCS. É consultor internacional para o fortalecimento de organizações representativas das Pessoas com Deficiência da República Dominicana e primeiro vice-presidente da união Latino Americana de Cegos. Presidiu o Conselho Nacional de Assistência Social entre os anos de 2010 e 2012 e atuou como titular no Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Carlos é professor e consultor para assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito da Política Pública de Assistência Social e Inclusão da Pessoa com Deficiência. É diretor de Comunicação do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência e diretor de Articulação e Relações Institucionais da Organização Nacional de Cegos do Brasil.
Host do podcast Veja Bem, em parceria com o Prof. Clóvis de Barros Filho.

Autor dos livros “Visões para uma boa conversa sobre inclusão e cidadania”, “Lady Lei”e “Mais um prato para Pedrinho”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar