Dia das Mães: como receber suas vendas nessa data

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A escolha do meio de pagamento e uma boa experiência faz a diferença para o consumidor

O Dia das Mães é uma ótima oportunidade de alavancar vendas e entregar os melhores produtos aos seus clientes. Mas, além disso, boas opções de pagamentos fazem a diferença, já que a hora de pagar é um dos momentos mais decisivos para o consumidor que realiza uma compra online.

De acordo com dados da 43ª pesquisa Webshoppers, da Ebit|Nielsen, a ocasião movimentou R﹩ 3,7 bilhões em vendas pela internet em 2020, com alta de 68% em relação a 2019. Além disso, no ano passado a data também cresceu 64% em número de pedidos pela internet. Por esse motivo, é considerada uma das principais datas do comércio eletrônico nacional e a expectativa para esse ano é que continue em crescimento, por isso, é importante que o lojista saiba como oferecer ótimos meios de pagamento para os clientes e atraí-los cada vez mais.

"Para evitar que o cliente abandone o carrinho na hora de finalizar a compra, por exemplo, é importante que o lojista invista em ferramentas que retirem todo possível atrito deste instante, simplificando, inovando sem perder a segurança. Com o passar do tempo, as formas de pagamento sofreram mudanças que visam menos atrito, melhor experiência e um ecossistema de recursos que tornem o momento da compra mais confiável, seguro e prático", comenta Natália Tukoff, diretora comercial e de marketing da Yapay, unidade de negócio do Grupo Locaweb especializada em pagamentos.

Entregar opções para que o cliente escolha como se sente mais confortável ao realizar o pagamento é fundamental para uma boa experiência. Com isso, cabe aos lojistas pesquisar e escolher as melhores opções. Abaixo, Natália explica um pouco mais sobre algumas delas:

1. Link de Pagamento - Gerar um link próprio é um método que facilita a venda por outros canais que a loja possa ter além do e-commerce. Nada mais é do que um checkout reduzido que possui versatilidade de ser enviado por diversos canais, como e-mail, WhatsApp, Instagram, Messenger e etc. A praticidade é a grande vantagem desse tipo de pagamento.

Ao enviar o link de pagamento para o cliente, o empreendedor pode oferecer diversos métodos a ele, ou delimitar quais métodos serão utilizados. Isso é fundamental para estratégias pontuais do negócio, e também para aumentar as chances de pagamento por parte do pagador, que se sentirá confortável ao escolher como finalizar a transação.

2. Cartão de crédito - Essa é a opção mais conhecida e preferida pelos compradores e sempre utilizada pelos vendedores, já que além de oferecer uma maior garantia ao vendedor, oferece conforto para o comprador escolher sua bandeira e quantidade de parcelas.

Nesse meio, é importante que o empreendedor escolha meios de pagamento que possuam sistema antifraude para assegurar as transações e garantir segurança para quem compra e para quem vende.

3. Boleto bancário - Embora ainda muito utilizado, as taxas de conversão para os lojistas são baixas, já que muitos consumidores imprimem o boleto e esquecem ou desistem de fazer o pagamento. O atrativo desse meio é o fato de ser uma opção segura que traz conforto para quem ainda tem receio de fazer compras online ou é desbancarizado. Não há a necessidade de colocar muitos dados para realizar as transações e, por isso, as pessoas se sentem mais tranquilas em relação a possíveis fraudes na compra. Além disso, caso haja desistência da compra, esse método permite que o cancelamento seja mais simples e fácil. Pense se nesse momento é uma boa escolha para seu negócio!

4. Pix - Com o Pix, pagamentos e transferências são concluídos em alguns segundos e podem ser feitos a qualquer horário e dia, incluindo finais de semana. Os pagamentos feitos por Pix são aprovados em pouco tempo. O cliente paga usando o saldo da conta onde está cadastrada sua chave Pix e o vendedor recebe o dinheiro na hora. Com essa possibilidade o empreendedor pode acelerar o envio do produto para o cliente, tornando a compra ainda mais satisfatória. Além disso, essa opção barateia o valor que o empreendedor vai gastar na transição, já que as transferências são gratuitas.

"Independente da forma escolhida, várias questões devem ser levadas em consideração, inclusive a segurança que você terá em receber e seu cliente terá em pagar. Por isso, pensar em proporcionar uma boa experiência, uma variedade de métodos, boa comunicação e pouco atrito são pontos que podem garantir uma boa conversão e evitar abandono de carrinho", completa a diretora da Yapay.

Sobre a Yapay

A Yapay é uma Plataforma de Pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, e oferece produtos com funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos.