Brasil,

Pesquisa realizada no Mato Grosso do Sul revela que 86% dos advogados sentem os impactos do teletrabalho na saúde mental

Programa LegalMente, desenvolvido pela healthtech Bee Touch em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MS (CAAMS), ouviu mais de 900 advogados do estado

A saúde mental tem sido um tema muito relevante atualmente, e muitas instituições, organizações e empresas estão empenhadas em desenvolver programas e ações que previnem problemas como ansiedade, depressão, desgaste no trabalho e estresse. E esse também é o intuito do programa LegalMente, desenvolvido pela healthtech Bee Touch - startup pioneira na mensuração digital de risco psicológico e em avaliações psicológicas digitais - em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MS (CAAMS). O programa utiliza a inteligência de dados da startup para análises psicológicas anonimizadas precisas sobre as principais demandas de saúde mental dos advogados de modo coletivo e respeitando a LGPD, além do impacto que a COVID-19 vem causando na classe.

Realizado no auge da pandemia, a pesquisa seguiu em quatro etapas: estruturação, coleta, feedback e relatório, no período de 15 semanas, e encerrado em 26 de dezembro. Participaram da coleta mais de 900 advogados de todo o estado do Mato Grosso do Sul, 55% mulheres,e 44% homens. A faixa etária foi de 38 anos, em média. Nas áreas de atuação, 92% pertencem à categoria privada e apenas 8% trabalham no setor público.

Na fase de coletas, através da plataforma digital, foram aplicadas perguntas aos profissionais, sobre a saúde mental, rotina, trabalho, pandemia, família e hábitos diários. Em relação à pandemia, 86% dos participantes declararam ter algumas dificuldades no teletrabalho, principalmente no que se refere ao acúmulo de tarefas do trabalho e da vida pessoal, que foi citado por 46% deles. Além disso, 33% pertence ao grupo de risco, e 43% teve algum amigo e familiar diagnosticado com a covid-19.

Quando perguntados sobre sintomas de ansiedade, depressão ou estresse, 63% referiu sentir cansaço extremo, 60% irritabilidade e 29% as batidas do coração mais aceleradas em certas ocasiões. Sendo assim, o estudo mostrou que 47% dos advogados apresentaram sintomatologia de ansiedade, enquanto 33%, de depressão. A pesquisa também mostrou que 31% dos participantes reporta uso de antidepressivos e ansiolíticos.

"Esse diagnóstico por meio do monitoramento digital realizado é muito importante, em especial, neste momento de crise pandêmica, na qual muitos colegas estão sofrendo uma pressão psicológica. A CAAMS deseja, mais do que nunca, estar próxima e apoiar os profissionais, atuando de forma precisa e oferecendo recursos para que vivam melhor e superem este momento difícil com todo o apoio que necessitarem. Para tanto, vamos atuar conforme o que esse "mapa digital" nos indicou. A primeira ação será oferecer apoio psicológico on-line, para que toda a advocacia do estado possa ter acesso", explica o Secretário Geral da CAAMS e Coordenador do projeto, Dr. Euclydes José Bruschi Júnior.

Plano estratégico: quais são os próximos passos?

Com relatório já realizado o intuito do projeto é que a CAAMS da OAB/MS possa oferecer recursos de apoio para que a situação seja revertida, e então, poder melhorar a saúde mental dos advogados no estado. "Os resultados apontados no monitoramento digital de saúde mental serão úteis para definir os próximos passos da CAAMS, os dados evidenciaram principalmente a necessidade de teleatendimento psicológico desses profissionais, essa é uma alternativa para atingir todos os advogados do estado de forma ágil e custo efetiva", finaliza Peuker.

Sobre a Bee Touch:

A Bee Touch é uma Digital Health Startup criada pela psicóloga, professora e pesquisadora Ana Carolina Peuker, a psicóloga, especialista em psicologia clínica com ênfase em psicoterapia comportamental, mestre e doutora em Ciências Médicas Sibele Faller e o cientista da computação, Felipe Scuciatto que desenvolveram juntos, soluções para saúde mental como a Avax Psi, primeira plataforma digital de avaliações psicológicas a partir de data science do Brasil. Acesse beetouch.com.br e saiba mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo