Brasil,

3 projetos brasileiros para você conhecer mais sobre o mundo dos NFTs

Vídeo e fotos de Supla, marketplace de NFT e série reggae em 8-bits estão na lista

Um dos assuntos mais comentados dos últimos meses é o NFT, sigla para “Non-Fungible Token”. Baseado na tecnologia blockchain, o NFT é um certificado que atesta que determinada obra digital é verdadeira e original, mesmo que existam milhares de cópias da referida obra espalhadas pela rede.

As obras são comercializadas no ambiente digital e os colecionadores ou interessados fazem a transação com criptomoedas. Um NFT pode ser um jpeg, um gif, um vídeo, um mp3, entre diversos outros arquivos digitais. Recentemente, o CEO do Twitter vendeu seu primeiro post na rede social como NFT, por exemplo.

Aqui no Brasil, o NFT começa a se expandir gradativamente. Há quem já esteja por dentro dessa tecnologia e comercializando suas obras em plataformas especializadas. Reunimos abaixo três projetos 100% nacionais que embarcaram na onda do NFT, para você conhecer mais detalhes sobre cada um e como eles funcionam de fato. Confira!

Phonogram.me

Criado pelo músico e multi-artista André Abujamra, o Phonogram.me é o primeiro marketplace em NFT de música brasileira.

Segundo o criador, a plataforma foi criada para descentralizar a indústria musical, colocando na mão dos criadores, gravadoras e investidores a chance de juntos lucrarem com a valorização e divulgação de música.

Cryptorastas

Projeto inspirado nos famosos Cryptopunks (1º projeto NFT, lançado em 2017), a série Cryptorastas foi criada por Marcus MPC, fundador do Digitaldubs, principal referência na cultura sound system no Brasil.

São 420 personagens ao todo, inspirados tanto em personalidades mundiais do reggae quanto em anônimos inseridos na cultura reggae/rastafari. Um dos personagens foi vendido recentemente para a americana Azealia Banks, que postou sobre o projeto em seu Instagram.

A menção ao reggae e à cultura jamaicana não é à toa. “Existe uma ligação histórica do movimento punk com o movimento reggae na década de 1970, sobretudo na Inglaterra. Daí veio essa inspiração de criar a série. Pesquisei e vi que não tinha ninguém fazendo, não tinha nada sobre reggae com NFT, então criei”, explica Marcus.

Supla NFT King

Em março, o roqueiro Supla estreou no mundo das criptoartes. O artista colocou à venda um vídeo do TikTok por 1 Ethereum (ETH), equivalente a cerca de R$ 10.000,00.

Por meio da conta Supla NFT King, criada na plataforma Rarible, o roqueiro pretende sempre disponibilizar mais conteúdos, com o intuito de monetizar arte pela internet.

Além da postagem do TikTok, os fãs do artista brasileiro podem comprar, até o momento, uma animação, ilustrações e retratos.

Sobre Digitaldubs

Completando 20 anos em 2021, Digitaldubs é conhecido como a principal referência na cultura sound system no Brasil. Desde 2001, vem fazendo bailes que pavimentaram a cena alternativa do Rio de Janeiro, abrindo portas e ocupando novos espaços. Circulando por todo o país, inspiraram novas gerações dos mais diversos estilos.

Ao vivo, a versatilidade é uma das características: nos bailes ou shows o DJ Marcus MPC faz uma seleção musical dinâmica, capaz de conquistar qualquer um, cobrindo todos os estilos da música jamaicana com muita propriedade, indo da sonoridade clássica do reggae roots, até o grave pesadíssimo do dub e os grooves do dancehall - incluindo hits e músicas exclusivas. Os MCs residentes completam a animação, cantando, fazendo improvisos e interagindo com o público.

Destaque para o profundo trabalho de produção musical do coletivo, que se caracteriza por uma mistura original do dub e dancehall jamaicanos com elementos brasileiros, baseado em muita pesquisa e experimentação. As colaborações do coletivo incluem lendas do reggae mundial como Cedric Myton (the Congos), Ranking Joe (Dub Side of the Moon) e Lee Scratch Perry, e nomes ícones da música brasileira como Tom Zé e Gilberto Gil,

Como "Embaixadores do Dub Brasileiro", Digitaldubs já viajou o globo, da América do Sul à América do Norte, à Europa e além, tocando em festas, clubes e festivais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo