Brasil,

Rick Chesther incentiva empreendedorismo durante pandemia

Em live de lançamento da Semana do MEI, o empreendedor, influenciador digital e escritor compartilhou história de superação e deu dicas para enfrentar os desafios

O Sebrae realizou, nesta quinta-feira (29), uma live em seus canais digitais com o empreendedor Rick Chesther que ficou conhecido no Youtube como o ambulante que transformou a venda de água em sucesso no Rio de Janeiro. O evento online marca o lançamento da Semana do MEI, que acontece entre os dias 10 e 14 de maio, com uma programação especial totalmente gratuita e participação de diversos especialistas.

Durante a live, Rick contou um pouco da sua trajetória de superação com uma vida marcada por muitas dificuldades até chegar ao reconhecimento do seu trabalho, quando foi convidado para dar uma palestra na Universidade de Harvard, nos EUA. Ele também interagiu com os alguns participantes do encontro online, como diaristas, vendedores de água no semáforo, entre outros. Além de compartilhar como enfrentou os medos, as críticas, e rejeição, ele deu dicas para quem está começando a empreender ou já é dono do seu próprio negócio.

A mediação do evento foi realizada pela analista do Sebrae Ana Canêdo. Em menos de 24h, a live já tem mais de 3 mil visualizações. Umas das perguntas feitas pelos internautas foi sobre como os empresários podem lidar com os impactos da pandemia. Segundo Rick, antes de se reinventar, o primeiro passo é fazer uma autoavaliação como empreendedor. “É preciso que você se pergunte como vinha se comportando antes da pandemia tanto em relação ao pessoal, quanto aos cuidados com o negócio. Então, descubra que tipo de empreendedor você era porque isso vai dizer muito sobre que tipo de empreendedor que você será durante a pandemia. Também veja o que você aprendeu no primeiro ano de pandemia porque já estamos no segundo ano e daqui para frente ainda há muitas incertezas”, aconselhou.

Segundo ele, crises sempre vão existir para os empreendedores e quem consegue sair na frente é que está preparado para enfrentar os desafios. “Não espere o melhor cenário. Prometa dar o melhor de si no pior cenário até que você tenha um cenário melhor. Não dá para eu ter um negócio há 3 anos e de repente, no primeiro mês de lockdown, eu já não conseguir mais pagar as contas”, avaliou.

Já para quem está começando, ele destacou que o dinheiro não é o ponto principal, mas é preciso investir em ser bem relacionado. “A primeira coisa é ser um apaixonado por identificar problemas, desenvolver soluções para o problema que você identificou, depois disso, fazer chegar aos ouvidos de quem reclamava do problema que você tem a solução e depois caminhar no sentido de vender essa solução para aquelas pessoas”, orientou. Segundo ele, foi a partir da ajuda de uma amiga que ele conseguiu R$ 10 para que ele começasse a vender água.

Trajetória de superação

Nascido no interior de Minas Gerais, aos 7 anos ele começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. “Eu sou filho da dificuldade e eu, na inocência de criança, não sabia que estava plantando a semente que me guiaria porque o empreendedorismo salvou a minha vida”, ressaltou.

Mas apesar do sucesso alcançado, Rick, que é conhecido pelo bordão “pega a visão”, fez questão de destacar que no começo não se enxergava como um vendedor, mas com o tempo e dedicação, que incluiu muita leitura, percebeu que poderia ter uma vida digna pelo empreendedorismo. Foi quando se formalizou como microempreendedor individual (MEI) em Belo Horizonte, com o apoio do Sebrae Minais. “Eu percebi uma gama de possibilidades que o Sebrae poderia me oferecer e de forma gratuita. A partir disso, eu nunca mais fiquei sem o Sebrae porque é inaceitável você ser um empreendedor e você não aproveitar essa oportunidade para agregar valor ao que você é e ao seu negócio”, disse.

Semana do MEI

Apesar de não se considerar um palestrante, mas apenas um empreendedor motivador, Rick vai participar da Semana do MEI, com uma palestra de encerramento no dia 14 de maio. “Eu vou participar porque a todo tempo você pode aprender uma coisa nova, por isso não percam a oportunidade de participar da Semana do MEI e sair melhor do que você entrou. Não deixem de plantar boas sementes todos os dias, mas observe se você está plantando com a mesma intensidade que você quer crescer e nunca saia da condição de aluno”, refletiu.

Pelo segundo ano, a Semana do MEI terá uma edição online, por conta da pandemia, com as mais diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os microempreendedores individuais e potenciais empresários. A programação é gratuita e oferece, palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, obrigações e benefícios do Microempreendedor Individual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo