Brasil,

Como o Brexit pode afetar registros internacionais de marcas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camejo Estratégias em Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, analisou as mudanças do Sistema de Madri, o qual permite que um registro de marca nacional seja substituído por um Registro Internacional.

Administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Sistema de Madri permite que um registro de marca nacional ou regional seja substituído por um Registro Internacional (RI), algo que gera vantagens econômicas e menos burocracia para muitos titulares de marcas. No início de 2021, o texto da regulamentação do sistema foi revisado para esclarecer o processo, algo que, aliado ao Brexit –saída do Reino Unido do bloco da União Europeia –, pode aumentar a popularidade internacional desse sistema.

grupo marpaO Presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovação e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, explica que, mesmo existindo há um século, o Sistema de Madrid não é amplamente utilizado. “Segundo a OMPI, havia apenas 1600 notificações de substituição de IPOs –escritórios de propriedade intelectual– nacionais até março de 2020. Há diversos motivos para o número reduzido, incluindo insegurança jurídica da regulamentação internacional e desconhecimento de autoridades locais sobre o processo”, avalia Valdomiro. “Tais dificuldades acabam prevalecendo frente às vantagens de obter um RI. No entanto, com as recentes mudanças, acredito que veremos um aumento nos registros”.

Em fevereiro de 2021, entraram em vigor revisões à regra 21 do Regulamento do Protocolo relativo ao Acordo de Madri que diz respeito ao Registro Internacional de Marcas. O novo texto não muda o sistema de registro, mas esclarece os princípios-chaves para tornar possível a substituição. “Algo que muitos titulares de marcas não compreendiam era o que acontecia com o registro nacional ou regional a partir da criação do RI. O novo parágrafo deixa claro que ambos registros podem coexistir e que todos os bens e serviços listados no cadastro original serão cobertos pelo Registro Internacional”, explica o presidente do Grupo Marpa. “Com este esclarecimento, acredito que muitos proprietários de marcas ficarão menos receosos de perder o direito a sua propriedade intelectual ao solicitar um RI, gerando um aumento nos registros.”

De acordo com Valdomiro, também é importante destacar uma possível relação do Brexit com o crescimento do Registro Internacional. Com a saída total do Reino Unido da União Europeia, o país precisou criar marcas nacionais comparáveis àquelas originalmente registradas na UE, as quais serão gerenciadas por um órgão local e não poderão ser reincorporadas no RI original. Assim, um novo pedido parece ser o caminho para essas “novas” marcas garantirem um registro aceito globalmente, o que pode causar um aumento nos pedidos de substituição de registro local pelo Registo Internacional, através do sistema instituído pelo Protocolo de Madri.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar