Brasil,

Comitê Manesco Mulher proporciona qualidade de vida, equidade e segurança emocional às colaboradoras da banca na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rení Tognoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Iniciativas como canais oficiais de denúncia, fomento à igualdade de gênero, webinares educativos e cartilhas de sensibilização resultaram em participação maciça de profissionais do escritório

A pandemia do COVID 19 acentuou as desigualdades de gênero existentes na América Latina, segundo a ONU Mulheres . Somente no Brasil, houve um crescimento em 36% das denúncias de violência doméstica realizadas através do telefone 180, além de ter sido constatado pelo Laboratório Think Olga uma sobrecarga de trabalho das mulheres que conciliam a rotina profissional com o cuidado dos filhos e os afazeres domésticos. Diante deste cenário, o Comitê Manesco Mulher, do escritório Manesco Advogados, criado em 2016, ganhou mais fôlego e reforçou suas ações para minimizar impactos dessa natureza em suas colaboradoras e incentivar medidas que proporcionam a equidade de gênero.

Entre as ações do escritório, estão a realização de webinares periódicos e promoção de iniciativas comunitárias inspiradas pelo Women's Empowerment Principles (WEP) , que busca apoiar o progresso da igualdade de gênero e inclusão em uma escala global que contou com a participação maciça de 60% de participação dos colaboradores da banca. Somado a isso, o escritório apresentou comunicados internos periodicamente, apresentando informações sobre canais oficiais de denúncia, aplicativos e redes que forneciam apoio às vítimas de violência doméstica. Essa iniciativa incluiu a adesão à campanha da ONU intitulada "Onde Você Está que Não me Vê?", que trazia uma cartilha com relatos de violência contra as mulheres para sensibilização das pessoas sobre o tema. Também foram realizadas rodas de diálogo para tratar de assuntos como Maternidade e Networking, Divisão de Afazeres Domésticos, bem como eventos focados na saúde da mulher.

O planejamento se mostrou tão assertivo que, em 2021, no último dia 8 de março, data em que se comemora o Dia das Mulheres, o escritório decidiu apoiar o "Projeto Costurando com Arte" da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS). O objetivo da iniciativa é proporcionar às moradoras de Heliópolis formações técnicas em costura e geração de renda. Dessa forma, houve um pagamento pela produção dos presentes no valor de R﹩ 4.800,00, que apoiou a UNAS na geração de renda para mulheres periféricas que perderam emprego na pandemia. Além disso, ao adquirir os produtos , o escritório Manesco levou a marca da UNAS e do Projeto a todos os colaboradores e clientes mulheres da banca.

Como planos para daqui em diante, o Comitê está institucionalizando o pro bono, que terá como uma de suas metas apoiar projetos que promovam a equidade de gênero e encaminhou ao Centro de Estudos das Sociedades dos Advogados (CESA) manifestação sugerindo que o auxílio creche fosse ampliado para todos os colaboradores homens, tendo em vista que pela Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro esse benefício somente era concedido a empregados do sexo feminino.

Por fim, alinhado com a campanha da ONU " Equidade é prioridade ", o Conselho do escritório aprovou o plano de metas apresentado pelo Comitê Manesco Mulher. Hoje 30% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Para 2030, o objetivo é que a presença feminina chegue a 50%.. Desde a aprovação desse plano, duas novas sócias já foram integradas ao escritório e, para o cumprimento da meta de 2030, foi institucionado um programa de mentoria, que visa preparar mulheres para ocuparem cargos no Conselho Patrimonial e no Conselho Administrativo do escritório.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar