Audiência em alta: Portal Sebrae mantém ritmo de crescimento no número de acessos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Os serviços mais procurados no site são os cursos online gratuitos, a emissão de notas fiscais eletrônicas e a formalização como MEI

Seguindo a tendência de 2020, o Portal do Sebrae mantém ritmo de crescimento no número de acessos ao site. No ano passado, a página alcançou a marca de 56 milhões de acessos durante os 12 meses. Neste ano, a expectativa é que a plataforma continue atraindo milhões de usuários. Somente no primeiro trimestre de 2021, o Portal do Sebrae registrou mais de 13,7 milhões de entradas, com uma média de 4,5 milhões por mês. Os serviços mais procurados são os cursos online, as emissões de notas fiscais e a formalização como Microempreendedor Individual (MEI). Inovação e ineditismo são algumas das estratégias da instituição para manter o crescimento da página. Semanalmente, o Portal Sebrae é atualizado com conteúdo, parcerias e novidades que facilitam a navegabilidade e conforto do usuário.

Campeão de audiência, com mais de 900 mil acessos por mês, o portifólio de cursos online gratuitos oferecido pelo Sebrae também não fica para trás. São mais de 140 opções de capacitações que podem ser feitas à distância, de qualquer lugar do mundo. Em 2020, foram registradas 2,5 milhões de matrículas de pessoas que já empreendem e daquelas que pensam em montar seu próprio negócio. “A pandemia trouxe uma crise sem precedentes, os micro e pequenos negócios compõem um dos setores mais afetados. É natural que os empreendedores busquem estudar maneiras de lidar com a situação para resgatarem a saúde financeira do seu negócio. O empreendedorismo também se tornou uma saída para milhares de pessoas que ficaram sem ocupação. O Sebrae entende a sensibilidade disso e está investindo constantemente na criação de conteúdos voltados para essas circunstâncias”, explica a analista de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ana Carolina Damasco.

De olho nessa grande procura por qualificação, o Sebrae inovou e investiu em tecnologias de aprendizagem para criação de cursos pelo Whatsapp. No total, são quinze opções que podem ser feitas diretamente no aplicativo: Controle da movimentação financeira, Conhecendo e valorizando seu cliente, Planeje suas metas e resultados, O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades, Avaliando as vendas do seu negócio; Será que sou empreendedor; Empreendedor de sucesso; A formação de preço para o meu tipo de negócio; Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio; Marketing digital: planejar para vender pela Internet; Acesso a crédito; Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação; Crescimento planejado e orientado para resultados; Indicadores para seu negócio e Inovação e possibilidades de crescimento. Os cursos pelo Whatsapp também apontam crescimento. Logo que foi lançado, rendeu mais de 10 mil matrículas por semana. Em 2021, até o momento, foram quase 43 mil matrículas.

A emissão de notas fiscais é o segundo serviço mais procurado do Portal Sebrae com uma média de 750 mil acessos por mês. A ferramenta permite que qualquer empresário, com CNPJ ativo, realize a emissão de documentos fiscais sem sair de casa. O processo é simples e intuitivo. O Sebrae ainda disponibiliza um vídeo explicativo de como fazer o procedimento. Em caso de dúvidas, os usuários podem ser atendidos pelo chat online, email, Whatsapp ou telefone. “É uma facilidade, principalmente agora com a pandemia. Produtores rurais e empreendedores que não querem sair de casa podem resolver tudo online. Sem falar que nossa área técnica também está sempre desenvolvendo atualizações para que a emissão seja rápida e eficiente”, diz Ana Carolina.

A formalização como MEI é a terceira página mais acessada dentro do Portal Sebrae, com uma média de 700 mil entradas por mês. Ao se tornar um MEI, o empresário pode desfrutar de uma série de benefícios, entre eles, o direito à aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Além disso, ao tirar o registro, o empreendedor ganha mais formalidade no mercado, podendo assumir contratos maiores, emitir notas fiscais, comprar produtos com preços mais competitivos e realizar empréstimos com condições facilitadas. “Essa categoria representa mais de 56% das empresas brasileiras, o ano de 2020 encerrou com mais de 11 milhões de MEI ativos. A facilidade na formalização e os benefícios que ela traz explicam o crescimento da procura. Há muitos profissionais se tornando MEI com o objetivo de prestar serviços para empresas maiores e fugir do desemprego causado pela crise”, afirma a analista.

De acordo com Ana Carolina Damasco, a pandemia também incentivou a busca por conteúdos relacionados aos protocolos de segurança para funcionamento dos negócios com segurança. “A Covid-19 obrigou o mundo inteiro a se reinventar, além da migração para o ambiente online, os micro e pequenos negócios precisam se preparar e tomar os devidos cuidados para funcionarem presencialmente. A série de protocolos criada pelo Sebrae, em parceria com governo federal e organizações internacionais, é o quarto serviço mais procurado com uma média de 500 mil acessos. Além das orientações escritas, temos infográficos e materiais que ilustram como devem ser os cuidados na prática”, informa.