Brasil,

O impacto da pandemia no mercado das mídias offline

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Rios
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Setor sofreu retração, mas prevê uma retomada altamente positiva

A pandemia afetou diversas empresas e setores da nossa economia, isso é um fato. Do varejista ao cultural, poucos foram os que passaram ilesos por esse período de crise. A mídia offline foi um desses setores que sofreu um grande impacto. Com menos pessoas circulando pelas ruas, para quem comunicar? Estima-se que, em todo o mundo, o mercado OOH (Out Of Home) tenha sofrido retração de 20% a 25% no ano passado.

No entanto, um debate levantado no primeiro webinar do World out of Home Organization, realizado no final de fevereiro, trouxe pontos interessantes e que trazem otimismo para os players do setor. Um deles, de Mark Boidman, do banco de investimentos PJ Solomon, diz que haverá aumento na receita do OOH em todo o mundo, saltando de US﹩ 26 bilhões no ano passado para US﹩ 33 bilhões neste ano, impulsionado pelo crescimento da OOH digital.

Para Ricardo Espírito Santo, CEO da Onbus Digital, maior plataforma de comunicação e experiências com passageiros de ônibus do país, no Brasil não será diferente. "A sociedade como um todo está aguardando a volta da ‘vida normal’, onde o isolamento social não será mais necessário. Isso vai mudar e muito a perspectiva das pessoas, de poder curtir cada movimento feito fora de casa", explica o empresário, complementando que isso vai impactar positivamente o setor. De acordo com a pesquisa da OAAA e Harris, 45% dos consumidores entrevistados dizem que passaram a notar mais os anúncios OOH pela cidade após a pandemia.

E se a vida do consumidor mudou, o comportamento também teve suas alterações. O uso de celulares e aparelhos eletrônicos cresceu exponencialmente, já que essa foi a única ferramenta que conseguiu diminuir os efeitos do isolamento. Um estudo do Kantar Ibope apontou que 8% dos brasileiros disseram ter escaneado um QR Code pela primeira vez durante a pandemia e esse tem sido um recurso cada vez mais comum na OOH. Ainda na pesquisa, o levantamento afirma que enquanto empresas de setores como venda de ingressos, turismo, bares e casas noturnas reduziram seus anúncios, o mercado farmacêutico, e-commerces e serviços como delivery nunca estiveram tão aquecidos.

O uso de mídias offline para continuar uma relação estável com os consumidores foi imprescindível. Neste período de transformação, é preciso ir além do processo tradicional de investimento em mídia offline. Para um plano assertivo é essencial trabalhar com ferramentas precisas e avaliar o engajamento por meio de métricas de performance. A análise baseada em dados permite criar indicadores que estejam de acordo com a marca e definir um plano de mídia otimizado a partir das informações geradas e coletadas de forma sistematizada.

Tendo esses conceitos em seu DNA, a Onbus Digital produziu a campanha dos supermercados Prezunic, que através do QR Code espalhado em estações de BRT pela cidade, fortificou ainda mais seu serviço de delivery das compras. Outro case de sucesso foi o da loja de material de construção Sergil, que aplicou o mesmo conceito para compartilhar sua geolocalização com os clientes.

As campanhas de mídia offline precisam ter ações estratégicas e assertivas. O uso de dados na mídia off-line proporciona uma forma inteligente e com utilização de métricas fiéis, que traz vantagens para toda a cadeia: espaço, anunciante e publico. "Já vinhamos de uma tendência digital muito forte e a pandemia acelerou ainda mais esse processo. E no futuro isso deve crescer ainda mais. A gente pode e deve levar informação, conteúdo, experiências e interatividade que possam impactar a vida dos consumidores. Esse é o caminho", finaliza Ricardo.

Sobre a Onbus: Criada em 2010 pelos sócios Ricardo Espírito Santo e Francisco Barroso, a Onbus Digital é hoje a principal plataforma de comunicação com passageiros de ônibus no Brasil. Presente em de norte ao sul do país, em mais de 20 cidades e 2.000 ônibus, impacta cerca de 40 milhões de pessoas por mês. Entre os principais clientes estão Burger King, Spotify, Universidade Estácio de Sá, Itaipava, Heineken, Petrobras, Correios, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Governo Federal, Unilever, Nivea, Mc Donald’s, Casas Bahia, Vivo, Oi, Claro, Coca-Cola, Telecine, Sportv, Net, Americanas.com, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar