No Dia da Terra, empresas reforçam a importância de práticas sustentáveis
Papel das companhias é fundamental para planeta sair do "cheque especial"
Em busca de desenvolvimento, o ser humano causou muitos danos ao meio ambiente. Nos últimos anos, principalmente, houve um aumento significativo na preocupação com temas relacionados, como a sustentabilidade e o consumo responsável dos recursos naturais, por parte dos indivíduos e, também, das empresas, que, cada vez mais, precisam se engajar no tema - para o bem do planeta.
Celebrado na quinta (22), o Dia Mundial do Planeta Terra, traz a importância desse debate para a sociedade. Estudo do Global Footprint Network (GFN), organização que pesquisa o assunto, revela que desde o dia 1º de agosto de 2018 o planeta está no "cheque especial". Isso significa que a conta global zerou e que, desde esta data, o que gastamos de recursos naturais a Terra não repõe.
Papel das empresas é fundamental para planeta sair do "cheque especial"
O papel das companhias é fundamental para que o mundo consiga voltar a respirar novamente. Algumas empresas, como a Lubrizol, companhia global de tecnologias em aditivos químicos para aplicações em transporte e indústria e com forte atuação no Brasil, é uma das empresas que traz essa preocupação em sua missão. Em 2020, a Lubrizol fez um progresso significativo ao ajudar o mundo a se mover de forma mais limpa, criar de maneira mais inteligente e viver melhor. O mote "Move Cleaner, Create Smarter and Live Better", mostra a missão da empresa global sediada nos Estados Unidos e com vários negócios no Brasil. Para 2021, a empresa seguirá o próximo estágio das metas de sustentabilidades propostas, para possibilitar uma redução superior a 50% nas emissões veiculares até 2040.
Ao redor do mundo, a companhia possui ações globais que confirmam seu compromisso com as práticas sustentáveis. Nos Estados Unidos, mais especificamente no estado americano de Ohio, a unidade da empresa gera cerca de 2 toneladas de sólidos de águas residuais anualmente. Já no Brasil, um exemplo prático acontece nas duas fábricas instaladas no País, localizadas em Paulínia (SP) e Belford Roxo (RJ), que operam 100% à base de energias renováveis, como eólica e biomassa.
No período desde a implementação, a planta localizada na Baixada Fluminense obteve uma economia de 8,8% em relação ao mercado tradicional de energia. Mais recentemente, em outubro de 2020, a planta de Paulínia (SP) também começou a operar com energia renovável e, desde a implementação, houve uma economia de 26%. "Esse é um dos exemplos que mostra na prática nosso compromisso com o meio ambiente, guiado sempre pelos objetivos de sustentabilidade da companhia, presentes e registrados em nosso relatório anual. Se conseguirmos um saving nas contas de luz das fábricas, ótimo, é um bônus, mas o foco principal da empresa será sempre em reduzir a pegada de carbono", observa Wagner Sá, Presidente da Lubrizol no Brasil.
A manutenção desse modelo de alimentação para as operações está garantida pelos próximos anos. "Para a planta paulista, a garantia é válida até dezembro de 2022; enquanto a de Belford Roxo (RJ), até dezembro de 2026", diz Wagner.
Sobre a Lubrizol
A Lubrizol fornece ciência incomparável que abre possibilidades imensas no nível molecular. As soluções são encontradas em produtos usados por pessoas todos os dias, gerando resultados sustentáveis e mensuráveis para ajudar o mundo a se mover de forma mais limpa, criar mais inteligência e viver melhor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário