Brasil,

O Renascer da Floresta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Renascer da Floresta

Livro com temática sobre a natureza desperta compromisso ambiental nas crianças

A pequena índia Teçá nasceu com surdez, se comunica através da linguagem de Libras e, através da literatura, compartilha uma grande lição com crianças de todo mundo. A protagonista dolivro ORenascer da Floresta, da escritora baiana Joelma Queiroz,aponta o poder da união como caminho para salvar a natureza da ação destrutiva da humanidade. Com selo da Editora InVerso, a publicação, agoratrilíngue, será relançada no dia 22 de abril, às 20 horas, em evento virtual. Além da língua portuguesa, a história de Teçá ganha versão em espanhol e inglês. “Neste momento em que o mundo acompanha as discussões sobre a preservação da Amazônia, o livro aborda a temática da cultura indígena e da preservação ambiental. Precisamos nos conscientizar, o quanto antes, que somos o quinto elemento e temos o compromisso de cuidar da terra porque fazemos parte dela”, destaca a autora.

A pequena Teçá, que na língua tupi-guarani quer dizer aquela que observa, aprendeu desde cedo na sua tribo a cuidar da mãe natureza. A indiazinha recebeu do deus Tupã o dom de se comunicar com os animais e resolveu ajudá-los ao perceber que estavam se sentindo ameaçados com a presença de homens que provocavam queimadas e desmatamentos.Com a ajuda de Mapinguari, do Curupira e de outros seres superpoderososque fazem parte da natureza, eles conseguiram salvar a florestae os animais que nela habitam. Ao final da leitura, um convite. Os leitores mirins recebem o Certificado de Guardião da Floresta. “É uma forma da criança perceber que pode ser protagonista, pode fazer também a sua parte em favor do meio ambiente, por menor que seja... cuidando do jardim, plantando uma horta em casa, não jogando lixo na praia e nos rios”, convida Queiroz.

Educadora há mais de duas décadas, Joelma Queiroz sempre acreditou que o livro é um poderoso instrumento de cultura, cidadania e conscientização. Leitora voraz, ela se tornou escritora em plena pandemia. “Passamos por três perdas. E minha filha, de 6 anosna época, sofreu muito.Para amenizar a dor de outras crianças, resolvi compartilhar minha experiência como mãe e educadora”, conta como nasceu seu livro de estreia Cadê Minha Gatinha?.

Entre tantos efeitos adversos do isolamento social, Joelma contabiliza outroaspecto positivo. A professora criou um canal no Youtube para se aproximar dos alunos e compartilhar os benefícios da leitura. “A literatura infantil tem grande importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Neste momento de distanciamento que vivemos, nada melhor que incentivar a leitura”. Ela que, em sala de aula, sempre estimulou o contato dos estudantes com os livros como uma oportunidade de ampliar repertório e visão de mundo, buscou, também no ensino remoto, um novo caminho para aproximá-los da literatura.A roda de leitura ganhou o espaço infinito da web. “A contação de histórias foi uma forma que encontrei de acessar as crianças, mesmo de longe. Na infância, o ato de ler favorece a imaginação, estimula a criatividade e amplia a compreensão da realidade”, defende.

Em um mundo com tantos atrativos tecnológicos, o papel de pais e educadores é fundamental para estimular a formação de novos leitores. No Jó conta e encanta (https://www.youtube.com/c/Jócontaeencanta),as históriasnarradas ao vivo são instrumentos de reflexão de temas importantes para o público infantil, como alimentação saudável, prática de atividade física, preservação ambiental, diversidade e respeito às diferenças.Alémdo Youtube, a educadora realiza lives no seu Instagram com psicólogos, escritores e artistas com o intuito de discutir a importância da literatura como prática humanizadora e terapêutica. “A escrita para mim é uma oportunidade de criar histórias com foco na educação humanista e deocolonial, objetivando a formação do ser humano sensível”, conclui.

Sobre a autora:

Apaixonada por animais e pelaleitura desde sempre, Joelma dedica-se a educação há 24 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em Alfabetização Infantil e Psicomotricidade, atua na sala de aula com o propósito de despertar o gosto pela literatura. Foi durante a pandemia que se descobriu também escritora. Seu primeiro livro Cadê minha gatinha?, que aborda a temática do luto para crianças de forma leve e poética,foi publicado em 2020 pela Tear Editora.O Renascer da Floresta, lançado em janeiro deste ano também pela Tear Editora, ganha agora o mundo em uma nova edição trilíngue com selo da Editora InVerso. Sua terceira publicação para o público infantil, Dudu e o espelho da Bisa, conta a história de um garoto afrodescendente que provoca reflexões importantes sobre racismo a partir de suas memórias afetivas. “O que mais me motiva a escrever é saber que posso contribuir para a formação de seres humanos sensíveis, mais empáticos e que saibam respeitar as diferenças”, conclui.

Instagram: @joelmaestelaqueiroz
https://www.youtube.com/c/jocontaeencanta

Serviço:
O quê?
Livro“O Renascer da Floresta”
Quem?
Autora Joelma Queiroz com ilustrações de Ronald Martins
Quando?
Lançamento dia 22 de abril de 2021, às 20horas
Onde?
No Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYt-xbPvUGyMS37MIB22omA) da Editora Inverso
Como?
Evento gratuito
Quanto?
A edição trilíngue já está à venda no siteda InVerso (www.editorainverso.com.br) por R$ 45,00. A primeira edição pode ser encontrada na livraria LDM (www.livrarialdm.com.br) e custa R$ 35,00.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar