Elektro Desenvolve Tecnologia Para Monitorar Consumo de Residências em Tempo Real

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elektro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Nova solução foi criada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) e pode contribuir para a mudança de hábitos e a economia de energia

A possibilidade de monitorar o consumo de energia em cada cômodo da casa ou por tipo de equipamento, em tempo real, é um caminho para criar uma maior consciência sobre os gastos e levar à economia. Essa solução já é adotada principalmente entre grandes empresas e, para ampliar o seu uso, a Elektro está apoiando o desenvolvimento de uma ferramenta que poderá chegar também aos clientes residenciais ou empresariais de pequeno e médio porte.

Além da Elektro, as outras distribuidoras da Neoenergia – Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern ( RN) – também firmaram parceria com a startup Smartiks, de Campina Grande (PB), para pesquisar a tecnologia. O projeto é desenvolvido por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Buscamos com o projeto criar uma plataforma, de baixo custo, para monitorar o consumo e a geração em tempo real, e que possa ser usada em residências no futuro, aliada a outras tecnologias. É possível, com esse acompanhamento instantâneo dos equipamentos, entender como, quando e onde a energia está sendo consumida e, a partir dessas informações, criar consciência para mudar hábitos e economizar. A eficiência energética é uma forma de reduzir os gastos e ajudar a preservar o meio ambiente”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Elektro/ Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Foi desenvolvido um protótipo para ser instalado próximo ao medidor de energia e, conectado à rede Wi-Fi da residência, transmitir as informações de consumo para um sistema criado pela startup. Esses dados são analisados instantaneamente e de forma automatizada. No projeto, foi desenvolvida também uma interface amigável para disponibilizar as informações ao consumidor de forma mais fácil, tanto no computador quanto no celular, através de um aplicativo.

É possível saber, por exemplo, em que período do dia acontece o maior consumo do imóvel e conhecer os gastos dos equipamentos de forma desagregada, como, por exemplo, descobrir quanto do uso total vem do ar-condicionado, da geladeira ou do chuveiro elétrico. Com a análise dos dados, a solução pode ainda disponibilizar dicas de eficiência energética a partir do perfil de consumo de cada usuário.

Os testes foram iniciados em novembro de 2020, em sete imóveis de Salvador (BA). Entre eles, seis contam com painéis fotovoltaicos, uma tendência no setor elétrico – em seu Plano Decenal, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que em 2030 a capacidade instalada de geração distribuída pode ficar entre 16,8 GW e 24,5 GW, enquanto hoje é de 4,2 GW, e, desse total, 93% são de fonte fotovoltaica. Nesses casos, um equipamento é instalado no medidor e outro no inversor, permitindo monitorar, além do consumo, a potência de geração. As informações podem ser filtradas pelo usuário em tempo real, diariamente ou no ciclo mensal.

A startup foi selecionada no Desafio Nova Energia, uma parceria entre as distribuidoras da Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras em eficiência energética, em três áreas: redução do consumo de energia, geração distribuída e novas tecnologias educacionais.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).