Brasil,

6 passos para tornar sua casa mais segura contra incêndios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dalton Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

6 passos para tornar sua casa mais segura contra incêndios

Conheça formas práticas para prevenir sua casa de possíveis acidentes incendiários

Uma casa é o lugar onde você faz memórias e constrói sua vida. É por isso que chega a ser assustador imaginar seu lar sofrendo com um desastre como um incêndio.

Embora seja impossível controlar tudo, existem prevenções que você pode seguir para ajudar a reduzir o risco de incêndio e proteger sua família. Caso você ainda não siga alguma dessas indicações, considere incluir essas atitudes em sua rotina.

Aqui estão 6 passos para reduzir o risco de incêndios domésticos:

1 - Eduque todos sobre riscos de incêndio e segurança

A primeira e mais importante coisa que você pode fazer é certificar-se de que todos na casa sejam informados sobre as medidas de segurança contra incêndio, incluindo as crianças.

Quantos de nós saímos da cozinha com comida cozinhando no fogão? Provavelmente a maioria de nós. Mesmo não sendo seguro, fazemos com certa frequência, seja pela confiança da prática ou por ter de fazer outros afazeres.

Utilize seus recursos, incluindo o corpo de bombeiros local, para educar sua família sobre a segurança contra incêndios domésticos. A instrução não leva muito tempo e é interessante de se fazer pelo menos uma vez a cada 2 ou 3 anos.

Fazer mudanças preventivas na rotina da casa também pode ajudar. Entre elas está desligar da tomada equipamentos como tostadeiras, ferro de passar, secador e qualquer outro que possa gerar calor, queimar coisas ou que possa causar problemas elétricos.

2 - Teste seus detectores de fumaça

Um recurso que vem ganhando espaço nas residências são os famosos detectores de fumaça.

Caso tenha um desses equipamentos, a sugestão é testá-los uma vez por mês e trocar suas baterias duas vezes por ano. Mas um detalhe menos conhecido é que o recomendável é substituir o próprio detector a cada 10 anos.

Quando chegar a hora, considere atualizar para detectores inteligentes. Eles se conectam ao Wi-Fi e enviam alertas para o seu telefone quando um alarme dispara ou as baterias precisam ser substituídas.

Eles também podem ser integrados a um sistema de casa inteligente maior. Assim, podem notificar os serviços de emergência em caso de incêndio.

Lembre-se de que todos os andares da casa e todos os quartos ou áreas de dormir devem ter um detector de fumaça funcionando. Afinal, nas residências, um dos grandes agravantes é a quantidade de equipamentos elétricos ligados presentes em todos os cômodos.

3 - Mantenha itens inflamáveis em locais seguros

Sacolas com grama acumulada e folhas secas podem criar calor e iniciar incêndios. Após um árduo dia de trabalho no quintal, mantenha os detritos a uma distância segura da casa e descarte-os o mais rápido possível.

Outros itens domésticos inflamáveis ​​comuns incluem:

Álcool isopropílico - Armazene o álcool isopropílico em um ambiente de temperatura estável, longe de faíscas e chamas. Mantenha a tampa bem fechada do frasco para evitar a evaporação.

Latas de spray para cabelo e outras latas de aerossol - Mantenha todas as latas de aerossol longe de fontes de calor ou chamas.

Gasolina e diluente - Armazene a gasolina e solventes de tinta longe da chuva e em uma área coberta e bem ventilada, mas não em sua casa. Nunca fume, acenda um fósforo ou faça uma fogueira perto de recipientes inflamáveis.

Óleo de cozinha - Armazene o óleo de cozinha em locais frescos e secos que mantenham uma temperatura estável. Não deixe no fogão enquanto cozinha, e não derrame no ralo quando terminar.

Farinha de trigo - A farinha nunca deve ser usada para apagar um incêndio, pois é altamente inflamável e possivelmente explosiva. Procure guardá-la longe de superfícies quentes e outras fontes de calor, como fogões a gás.

4 - Mantenha os animais de estimação contidos

Quando você não estiver em casa, é melhor manter os animais de estimação, especialmente os novos e não treinados, em um quarto seguro onde eles não possam confundir cabos elétricos com brinquedos de roer ou um banheiro.

Isso também impedirá que seus filhotes se aninhem em lugares apertados, como o motor de uma geladeira, o que poderia causar problemas devido aos pelos.

5 - Verifique seus eletrodomésticos e fiação

Um dos grandes responsáveis por incêndios domésticos costuma ser o sistema elétrico de uma casa. Por isso, faça verificações regularmente e mantenha a manutenção em dia.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar com essa tarefa:

A fiação elétrica pode ter se desgastado com o tempo ou ser danificada por pragas. Verifique os espaços vagos, sótãos e porões e traga um profissional licenciado para substituir a fiação defeituosa;

Certifique-se de que o ar condicionado e a unidade de aquecimento estejam limpos regularmente e funcionando corretamente. Além disso, evite usar cabos de extensão para esses equipamentos;

Inspecione e limpe sua chaminé pelo menos uma vez por ano. Use uma tela para evitar que as brasas voam para a sala de estar durante o uso;

Em sua lareira, use somente madeiras secas que tenham envelhecido por 2 a 3 anos;

Mantenha o fogão e o forno livres de gordura acumulada e limpe a coifa regularmente;

Limpe o coletor de fiapos da secadora de roupas após cada carga e mantenha a ventilação externa limpa.

E já que você vai realizar verificações, aproveite também para cuidar da bagunça.

Saiba que a desordem em sua casa é, na verdade, uma maneira de os incêndios não só começarem espontaneamente, mas também se espalharem com rapidez.

Ao se livrar da bagunça, as coisas ficarão mais evidentes e com fácil acesso. Assim, você será capaz de reduzir riscos, aumentando a probabilidade de salvar sua casa de um possível incêndio.

6 - Contrate um Seguro Residencial

Em uma explicação simplificada, o seguro residencial o compensará se um evento coberto por sua apólice danificar sua casa ou itens pessoais. Também o cobrirá em certos casos se houver algum ferido ou danos à propriedade.

Em linhas gerais, o seguro residencial tem basicamente três funções principais:

Proteger sua casa, quintal e outras estruturas que te pertençam;

Em caso de perda material, reparar ou substituir seus pertences pessoais;

Cobrir a responsabilidade pessoal se você for legalmente responsável por danos ou ferimentos a outra pessoa.

Felizmente, a maioria das apólices de seguro residencial cobre danos por incêndio, assim como outros problemas possíveis que toda casa está sujeita.

Normalmente, a apólice cobre danos causados por fogo de várias maneiras diferentes, incluindo cobertura relacionada à relocação, substituição de bens pessoais ou reparos domésticos.

Abrange também diferentes tipos de incêndios, como velas, eletricidade e gordura.

Implementar essas práticas de segurança contra incêndio em casa é apenas o começo. Proteger sua casa não para por aqui. Lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de proteger sua família contra imprevistos indesejados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar