Brasil,

Fotolivro revela o cotidiano de moradores do sertão paraibano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Brazão
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Semiótica_do_Sertão_por_Jefte Semiótica_do_Sertão_por_Jefte

Criada pelo designer Jefte Kerison de Miranda Mendonça, do coletivo I Hate Flash, a obra retrata a realidade de famílias que enfrentam dificuldades como falta de água, saneamento básico e transporte

Designer gráfico por amor e nordestino de sangue, o designer gráfico Jefte Kerison de Miranda Mendonça, de 23 anos, sempre teve uma relação próxima com sertão. Nascido em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa (PB), sempre gostou de fotografar e quando teve a oportunidade de transformar seu amor em algo concreto, criou o fotolivro ‘Semiótica do sertão’, em que apresenta a realidade, condições de vida e dificuldades que as famílias do interior sertanejo enfrentam com falta de água, saneamento básico e transporte. Todas as imagens são acompanhadas de poesias de autores nordestinos.

Para tanto, o Jefte abriu o mapa do interior da Paraíba, escolheu algumas rotas para cidades que não conhecia as estradas, encheu o tanque do carro, pegou duas câmeras – uma delas emprestada – e partiu para o desconhecido. “Tive muita sorte de encontrar uma casinha em que o rapaz não me conhecia, contei sobre o projeto e ele me recepcionou super bem. Fiquei impressionado, me senti em casa. Conversamos, ele me contou sobre as pequenas criações de gado e porcos e, quando terminei os cliques, ele ainda me ofereceu almoço. Como foi uma das primeiras pessoas que conversei, me motivou a continuar fotografando”, conta o designer do coletivo I Hate Flash. “Numa realidade tão diferente, vivendo com tão pouco, eles me deram uma verdadeira lição de humildade, gratidão e de onde a felicidade realmente está”, acrescenta.

Assim, Jefte percorreu 300km e passou por várias cidades como Campina Grande, Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras e Pocinhos. Sempre que se deparava com belos cenários, parava e fotografava. Na hora de editar o fotolivro, cada uma das imagens foi acompanhada de uma poesia. “Claro, usei poemas de grandes nomes como Ariano Suassuna, mas busquei também poetas nordestinos sem tanta visibilidade, mas com trabalhos lindos, como Guibson Medeiros, Luiz Gonzaga de Moura e Terezinha Costa”.

“Foi uma experiência inesquecível em que pude vislumbrar uma realidade totalmente diferente da minha, em que pessoas que vivem em uma terra árida, cheias de dificuldade, mas com sorrisos que atravessam a alma e alcançam o coração. Ouvi tantas histórias, algumas até internacionais, vividas por gente ansiosa para contá-las, demonstrando muita alegria e vontade de viver”. Jefte pretende continuar com projetos de fotografia como esse, para contar e detalhar mais cada uma das histórias das pessoas que encontrar sertão adentro.

O projeto ‘Semiótica do sertão’ está disponível no site do coletivo I Hate Flash (www.ihateflash.net) e no (www.behance.net/gallery/85679457/Semiotica-do-Sertao).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar