Brasil,

Perícia Forense Digital: da coleta das evidências à entrega do laudo pericial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Valloto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialistas do segmento falam sobre as boas práticas em um processo investigativo

O perito de Forense Digital é uma das profissões mais promissoras da atualidade. Quem optar por essa função tem, por missão, o cuidado com as evidências, sua preservação, guarda, e registro para levar as autoridades a verdade. Assim como para uma perícia de DNA ou papiloscópica, para uma perícia digital, existem também ritos e procedimentos que ajudam o especialista a fazer a aquisição dos dados e de provas em uma investigação cibernética.

“Um perito em tecnologia da informação é um profissional que possui uma boa experiência e passa por constantes treinamentos para se manter atualizado nas técnicas empregadas, para restaurar dados que estejam em forma digital, sempre observando requisitos legais e as melhores práticas”, explica Marcelo Caiado, professor da pós-graduação de Cyber Threat Intelligence do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP).

A ISO/IEC 27037 (Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Diretrizes para identificação, coleta, aquisição e preservação de evidência digital) é a norma que orienta as melhores práticas tanto em campo quanto em laboratório. “Em 2019, houve uma alteração no código de processo penal, na qual determina a atuação do perito e agentes de força de lei para o trato com apreensão de vestígios em cena de crime”, comenta Dr. Emerson Wendt, delegado de polícia e professor do IDESP. “Com isso, somente o profissional capacitado tem a autorização para entrar em sistemas para averiguar crimes para, assim, evitar possíveis manipulações das informações”, completa.

Segundo Ana Moura, analista de forense digital e professora da pós-graduação de Perícia Forense Digital do IDESP, o perito deve seguir alguns passos para garantir a integridade das provas. “O caminho começa com a coleta e preservação, passando pela validação, identificação, análise, interpretação e apresentação do laudo final, tendo durante todo o processo, a presença da documentação registrando as ações realizadas e seus autores”, comenta.

Durante o processo de investigação, o profissional em forense digital está apto a recuperar dados apagados dos dispositivos. “Atualmente, existem ferramentas que possibilitam, além de tomar conhecimento do que está no dispositivo, conhecer o conteúdo que o autor, ou suposto autor, teria destruído para frustrar as forças da lei”, explica Moura.

O sucesso de uma investigação policial passa pela cadeia de custódia, na qual não respeitar as normas poderá impactar todo o trabalho de uma averiguação. “É muito importante aos profissionais que atuam com investigações e perícias terem, como norma, que os procedimentos de investigação e de perícia não devem ser públicos, mesmo que uma informação possa ser pesquisável, pois não convém facilitar o trabalho do criminoso”, finaliza Caiado.

Para mais informação, acesse aos conteúdos abaixo:

- Cadeia de Custódia em Processos Investigativos, por Ana Moura: https://lnkd.in/eR57a4a

- Não cabe amadorismo quando o assunto é investigação policial, por Marcelo Caiado: https://lnkd.in/ePAHJgY

- Quais são os protocolos necessários para preservação de evidências em celulares? - Emerson Wendt -

Sobre o IDESP

Fundado em 2005, o Grupo Daryus, de origem e capital 100% brasileiro, tornou-se referência na atuação de Consultoria e Educação em GRC. A Daryus Educação promoveu a capacitação profissional para mais de 20 mil alunos, 60 cursos oferecidos, sendo 9 cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação e parcerias com faculdade e institutos renomados. Atualmente, a empresa se reposiciona com o Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e continua a oferecer conhecimento em cursos voltados para educação executiva, treinamento e certificações internacionais nas áreas de continuidade de negócios, cibersegurança, segurança da informação, forense digital, inteligência de ameaças cibernéticas, gestão de riscos, gestão de TI, projetos e processos, entre outros. A empresa é pioneira na criação dos cursos de pós-graduação de segurança da informação, perícia forense digital, gestão riscos, continuidade de negócios e cibersegurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar