Brasil,

CUT, FUP e outras 60 entidades promovem ato virtual em defesa da Petrobrás e da liberdade sindical

Nesta quarta-feira (14/4), às 19 h, ocorrerá um grande ato virtual em defesa da Petrobrás. A atividade será um manifesto da sociedade contra as atitudes arbitrárias da atual gestão da petroleira, que está privatizando a companhia “aos pedaços”, além de assediar trabalhadores e violar as convenções internacionais do trabalho.

O ato também é em solidariedade ao coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que foi punido com 29 dias de suspensão pela direção da Petrobrás por cumprir seu papel de líder sindical e denunciar atos arbitrários e contrários à legislação trabalhista, bem como o desmonte da maior empresa pública do país.

Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o evento será transmitido ao vivo, simultaneamente, nas páginas e canais do Facebook e Youtube de mais de 60 entidades sindicais, movimentos sociais e da juventude e de partidos políticos.

A punição ao principal representante da categoria petroleira é um ataque a todo o movimento sindical e à classe trabalhadora. Seu objetivo é barrar as denúncias de irregularidades da direção da Petrobrás, que vêm sendo feitas sistematicamente pela FUP e seus sindicatos.

A perseguição acontece porque as entidades sindicais denunciaram que a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, está sendo vendida pela metade do seu real valor de mercado. Ações contra o negócio estão em andamento, e o processo está sob investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A FUP e seus sindicatos também denunciaram a movimentação financeira ilícita feita por Claudio Costa, ex-gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobrás, demitido por usar informações privilegiadas em compra e venda de ações da estatal. Outras denúncias judiciais contra o executivo tratam da mudança da gestão da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), feita pelos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, para uma empresa privada, um negócio suspeito envolvendo bilhões de reais.

Nesta quarta (14/4), diversas organizações internacionais, como a International Association of Democratic Lawyers, International Commission for Labor Rights e National Lawyers Guild, bem como lideranças de vários países, lançaram manifesto em solidariedade a Deyvid Bacelar. O documento ainda está disponível para receber adesões e pode ser acessado aqui.

SERVIÇO

Manifesto petroleiro: ato em defesa de Deyvid Bacelar e da Petrobrás

- Data e horário: Quarta, 14 de abril, às 19h

- Local: Canais da FUP no YouTube e no Facebook, e também de outras entidades sindicais, como a CUT, e movimentos sociais

ENTENDA A PUNIÇÃO ARBITRÁRIA A DEYVID BACELAR

No dia 5 de abril, a Petrobrás, através da Gerência Geral da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), aplicou punição disciplinar ao coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, impondo a ele suspensão arbitrária de 29 dias, mesmo estando em exercício legal de seu mandato sindical.

A prática da punição de dirigente sindical grevista viola a Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem força constitucional no Brasil, e que a OIT define como "direito humano fundamental".

A perseguição de dirigentes sindicais, por greves, afronta ainda a Convenção 135 da OIT, também ratificada pelo Brasil, assim como violenta a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho.

Diversas organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos da oposição também se levantaram contra as práticas antissindicais da Petrobrás, manifestando apoio ao coordenador da FUP em notas públicas e em postagens nas redes sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo