Brasil,

Pesquisa da Fujitsu revela: a segurança cibernética está falhando neste 'novo normal'

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Mais da metade dos líderes empresariais concordam que as políticas de segurança não foram capazes de trazer mudanças significativas

A Fujitsu, líder em tecnologia da informação e comunicação que ajuda as empresas a acelerarem a inovação em ambientes híbridos de TI e multicloud, revela em pesquisa realizada no final de 2020 que muitas organizações podem ter criado acidentalmente uma cultura onde os funcionários estão mais relutantes do que nunca em relatar possíveis problemas de segurança.

Novos dados de um relatório patrocinado pela Fujitsu sugerem que as organizações estão em risco de uma combinação tóxica de superfícies de ataque aumentadas e relutância generalizada dos funcionários em comunicar possíveis incidentes de segurança. Cerca de 48% dos funcionários “leigos” relutam em falar sobre quaisquer ameaças potenciais por medo de possíveis recriminações. Ou seja, isso significa que as empresas estão massivamente expostas.

A pandemia intensificou os desafios de segurança cibernética neste último ano marcado pelo trabalho remoto. O estudo realizado pela Fujitsu sugere que muitos colaboradores estão se sentindo mais isolados do que nunca e menos capazes de pedir conselhos casuais a um colega de trabalho sobre questões simples de segurança, tais como e-mails suspeitos, senhas etc.

A Fujitsu entrevistou 331 executivos seniores em organizações de 14 países1. Os participantes trabalham em cinco grandes grupos dos setores de serviços financeiros, varejo, manufatura e automotivo, energia e utilidades, e governo central/federal. Entre os destaques estão:

54% não conseguem garantir que as políticas de segurança geraram mudanças significativas. Isso sugere que as empresas estão deixando-se desnecessariamente expostas a crimes cibernéticos – fato apoiado pelo aumento de incidentes relatados por organizações como o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido2.
Cerca de 48% dos funcionários não técnicos estão relutantes em relatar qualquer ameaça à segurança que encontrarem. Esse número cai para 37% entre os funcionários técnicos – mas ainda destaca uma relutância generalizada em tomar as medidas adequadas – sugerindo que a implementação de mudanças culturais deve ser uma prioridade para os negócios para o próximo ano.

"Para muitas organizações a segurança cibernética foi forçada a entrar no banco de trás na corrida para permitir o trabalho remoto no início da pandemia da COVID-19 – e, em muitos casos, estes arranjos improvisados e temporários ainda estão em vigor um ano depois. Portanto, muitas organizações estão expondo-se a ataques cibernéticos. A superfície de ataque aumentou e os funcionários estão relutantes em relatar possíveis incidentes. Precisamos de uma abordagem integrada para implementar a mudança no local de trabalho – abrangendo ferramentas de produtividade bem como de segurança aderentes às mudanças culturais”, avalia Nilton Hayashi da Cruz, diretor de Serviços Digitais da Fujitsu do Brasil.

1 A pesquisa global foi realizada em setembro de 2020 pela Longitude/ Financial Times em nome da Fujitsu.

2 https://www.ncsc.gov.uk/news/ncsc-defends-uk-700-cyber-attack -pandemia nacional


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar