Brasil,

Canal UM BRASIL e revista Problemas Brasileiros lançam série sobre imagem do Brasil no exterior

“Brasil Visto de Fora” estreia nesta sexta-feira (16), com o historiador estadunidense Marshall Eakin, da Universidade Vanderbilt (EUA) e se estende até novembro

O Canal UM BRASIL e a revista Problemas Brasileiros (PB), ambas iniciativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), lançam, nesta sexta-feira (16) a série Brasil Visto de Fora, que entrevista, de abril até novembro, brasilianistas e pesquisadores espalhados por centros de estudos brasileiros, universidades e think tanks de todas as partes do mundo.

As entrevistas serão mediadas pelo jornalista Daniel Buarque, colunista da PB e da Rádio CBN, além de doutorando no Brazil Institute do King’s College, em Londres, na Inglaterra, com pesquisa sobre a imagem do país no exterior.

A primeira conversa da série vai ao ar nesta sexta-feira (16), com o historiador estadunidense Marshall Eakin, professor da Universidade Vanderbilt (EUA) e autor do livro Becoming Brazilians: Race and National Identity in Twentieth-Century Brazil (Cambridge Press, 2017), ainda sem tradução para o português.

Depois, no podcast da PB, será a vez de ouvir Tatiana Prazeres, colunista da Folha de S.Paulo e senior fellow na Universidade de Negócios Internacionais e Economia em Pequim, na China. Ela falará sobre como o gigante asiático observa o Brasil sob diversos ângulos – do econômico ao político.

Até novembro, a série vai falar com acadêmicos de centros de estudos na América Latina e na Europa, além de especialistas que conhecem bem as relações do Brasil com o Oriente Médio e com a Ásia. Ao todo, serão oito entrevistas publicadas, de forma intercalada, no Canal UM BRASIL e no podcast da PB.

Na primeira entrevista, Marshall Eakin argumenta que a atual polarização da sociedade brasileira permite observar um novo momento da formação da nossa identidade nacional, no qual está em disputa por grupos diferentes. Segundo ele, foi assim também durante o regime militar, quando havia uma luta pela posse e pela narrativa em torno dos símbolos nacionais.

Para Eakin, o problema central desta luta é encontrar um “mito central” que esteja em conformidade com a identidade nacional.

“Houve um momento, entre os anos de 1930 e o fim do século 20, em que havia a ideia de que o Brasil era formado por um povo misturado. Esse era o mito. Depois deste período, a luta passou a ser por pensar nas implicações desta mestiçagem. Hoje, o lado de Bolsonaro diz que há uma democracia racial e, assim, não há racismo no Brasil. Outros dizem que se trata de um país misturado culturalmente, mas, ainda assim, com racismo, discriminação e divisões. São dois lados com ideias completamente diferente sobre como explicar este mito – que é central à identidade nacional. Quem vai vencer esta luta?”, questiona ele.

Acompanhe o Canal UM BRASIL no Youtube clicando aqui e, da mesma forma, acesse o conteúdo online da revista Problemas Brasileiros neste link.

Sobre o CANAL UM BRASIL

O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; assim como promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações.

Sobre a Revista Problemas Brasileiros (PB)

A história da revista atravessa 57 anos dedicados à reflexão de soluções para os percalços socioeconômicos e culturais do País. Vencedora do Prêmio Aberje em 2019, na categoria Mídia Impressa, a revista procura ouvir especialistas do cenário nacional, bem como retrata os anônimos que protagonizam a história brasileira do dia a dia. Com edições bimestrais, a PB pode ser encontrada nas principais bancas digitais do mercado. O site da publicação prestigia a análise dos fatos e seus desdobramentos.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo