Brasil,

IFC e sindicato de bancos financiam Banco Daycoval para estimular empreendedorismo feminino e pequenas e médias empresas em áreas carentes do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandra Bicca
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, liderou uma grande transação sindicalizada para estimular o crédito ao empreendedorismo feminino e às pequenas e médias, principalmente das regiões menos favorecidas do Brasil. O Banco Daycoval, um dos bancos brasileiros de médio porte líderes no mercado de crédito para empresas, receberá um empréstimo no valor aproximado de US﹩ 400 milhões (cerca de R﹩ 2,3 bilhões), em recursos da IFC e da mobilização de outras dez instituições financeiras, no prazo de até 3,5 anos.

Com esse empréstimo, a IFC reforça sua prioridade estratégica no Brasil, criando e preservando empregos, apoiando o empreendedorismo em regiões pouco assistidas e mobilizando capital privado para minimizar os impactos causados pela pandemia da COVID-19. Ao focar no segmento das pequenas e médias empresas (PMEs) e no empreendedorismo feminino, a IFC espera reduzir a lacuna existente no financiamento a esses dois segmentos e promover o desenvolvimento econômico e social em áreas mais carentes.

O pacote de financiamento é formado por cerca de US﹩ 130 milhões de recursos da IFC e de cerca de US﹩ 270 milhões de um grupo de dez bancos. São eles: Itaú BBA, Banco Santander S.A., Industrial and Commercial Bank of China Limited, Dubai (DIFC) Branch, Banco Latinoamericano De Comercio Exterior S.A., Standard Chartered Bank, Banco de Occidente (Panamá), S.A., Bradesco BAC Florida Bank, Bancaribe Curaçao Bank, N.V, Banco de Crédito e Inversiones, Miami Branch, BHD International Bank (Panamá) S.A.

Nos últimos 14 anos, IFC e Daycoval assinaram nove projetos, que incluem financiamentos de longo prazo, linhas de comércio e um fundo de investimento em participações. A última operação foi em julho de 2020, com uma linha de US﹩ 100 milhões para apoiar o programa de capital de giro e empréstimos comerciais do banco às PMEs que foram afetadas pela pandemia da COVID-19.

"O Daycoval está muito satisfeito com esse novo investimento da IFC e com a participação de grandes nomes no sindicato. A transação nos permitirá ampliar ainda mais o alcance e melhorar a eficiência de nosso trabalho com as PMEs, incluindo a cobertura de áreas mais carentes do país e suporte às empresas capitaneadas por mulheres, que desempenham um papel tão relevante na economia brasileira", afirmou Ricardo Gelbaum, diretor de relações com investidores do Daycoval. "Queremos continuar apoiando a continuidade dos negócios dos nossos clientes durante a crise econômica causada pela pandemia", salienta.

"Essa operação de crédito está alinhada com o objetivo estratégico da IFC de aumentar o acesso ao financiamento para regiões menos favorecidas e faz parte da abordagem sistemática de apoio às instituições financeiras de médio porte no Brasil. O apoio da IFC ao Daycoval ampliará o canal de empréstimos para as PMEs em um momento delicado e, assim, contribuir para maior resiliência desse segmento", afirma Rogerio Santos, executivo da IFC responsável pela área de Instituições Financeiras para o Brasil e o Cone Sul .

As PMEs contribuem com cerca de 27% do PIB e criam cerca de 54% do total de empregos no Brasil. Há também uma oportunidade de apoiar o crescimento de PMEs lideradas por mulheres. No país, 13% das empresárias abandonam os negócios por falta de financiamento - em países comparáveis da América do Sul esse percentual é de apenas um dígito.

"O objetivo da IFC é promover o crescimento económico sustentável e inclusivo, por isso estamos muito satisfeitos com esta operação destinada a reforçar a resiliência das PMEs brasileiras, incluindo empresas lideradas por mulheres", afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente-geral da IFC no Brasil.

Esse projeto integra o programa Banking on Women (BOW) da IFC, que traz apoia parceiros e instituições financeiras na sua estratégia de oferecer soluções sustentáveis às empresas pertencentes a mulheres. A iniciativa mobilizou investimentos e forneceu consultoria especializada para 104 instituições financeiras em 56 países. Em dezembro de 2020, o programa BOW tinha uma carteira de investimentos comprometidos de US﹩ 3 bilhões. Como cliente participante do programa BOW, o Daycoval terá acesso a eventos, treinamentos e uma rede de profissionais que ajudarão o banco a fortalecer a oferta de produtos e serviços para esse segmento.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma instituição financeira de mais de 50 anos no mercado especializada em crédito para empresas, para pessoa física (consignado e financiamento de veículos), produtos de câmbio (comércio exterior e remessa), gestão de recursos e investimentos. Com sede em São Paulo (capital), o Banco também possui centenas de pontos de atendimento distribuídos por 21 Estados mais o Distrito Federal. Seu reconhecimento em todo o País vem do seu perfil conservador de gestão e pela seriedade e competência nos negócios. O Banco Daycoval encerrou o ano com Lucro Líquido de R﹩ 1,2 bilhão, com patrimônio líquido de R﹩ 4,4 bilhões e uma rentabilidade de 29,3%. A Carteira de Crédito Ampliada fechou o ano em R﹩ 36,6 bilhões, com ativos totais de R﹩ 49,2 bilhões. O banco tem 2.553 colaboradores distribuídos entre a matriz e 46 agências em todo País.

Sobre a IFC

A IFC - membro do Grupo Banco Mundial - é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US﹩ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar