Frigol registra aumento de 53% no EBITDA ajustado do quarto trimestre de 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Emília Farto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

No ano passado, a companhia tornou-se o primeiro frigorífico a oferecer garantia de origem em todos os produtos, com sistemas de rastreabilidade que acompanham 100% da matéria-prima, em todas as unidades fabris em 100% dos biomas

Ebitda ajustado atingiu R$ 33.467 milhões no quarto trimestre de 2020, contra R$ 21.492 no trimestre anterior
Em recorde histórico, o lucro líquido nos últimos três meses de 2020 foi de R$ 13.34 milhões, aumento de 1.081%, comparado com 3T20
Dívida líquida recuou 23%, de R$ 195.915 milhões, no 3T20, para R$ 151.699 milhões, no 4T20
Ainda em 2020, a Frigol profissionalizou completamente a gestão operacional e contratou seu primeiro conselheiro independente

A Frigol, um dos principais frigoríficos do país, registrou aumento de 53% no Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no quarto trimestre de 2020, se comparado ao trimestre anterior, atingindo R$ 33.467 milhões. No resultado anual, o Ebitda Ajustado foi de R$ 116.271 milhões em 2020, redução de 3% em relação a 2019, enquanto a geração de caixa livre saltou de R$ 9.105 milhões negativos para R$ 25.050 milhões, crescimento de 375% no mesmo período.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, o lucro líquido foi de R$ 13.634 milhões, aumento de 1.081%, comparado com o terceiro trimestre do mesmo ano. No acumulado de 2020, o lucro líquido atingiu R$ 10.005 milhões, o que representa -72% em relação a 2019.

A dívida líquida recuou 23%, de R$ 195.915 milhões, no terceiro trimestre de 2020, para R$ 151.699 milhões no último trimestre do ano. Em 2020, o total foi de R$ 151.699 milhões, queda de 23% frente a 2019, quando a empresa registrou R$ 180.800 milhões.

A receita bruta em 2020 alcançou R$ 2.582.210 bi, aumento de 28% em relação a 2019, com R$ 2.013.343 bi, e crescimento de 51% comparado a 2018, quando a empresa registrou R$ 1.710.648 bi.

Os resultados foram impulsionados pelo avanço das vendas no mercado externo - onde a empresa vende para América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África - que apresentou arbitragem positiva e câmbio favorável. Eles também evidenciam a flexibilidade operacional da Frigol, que permite à companhia a otimização da produção e adaptação a diferentes cenários econômicos, com um modelo de negócios integrado e diversificado.

Investimentos - Em 2020, a Frigol consolidou seu processo de gestão administrativa profissional e fortaleceu seus investimentos em ESG. Foram finalizados investimentos em rastreabilidade utilizando blockchain, que permite aos pecuaristas acompanharem desde a análise de carcaça até a desossa, levando total transparência nos processos produtivos da empresa.

Na rastreabilidade socioambiental, a Frigol assumiu a dianteira do mercado implantando sistemas de rastreabilidade que acompanham 100% da matéria-prima, desde a originação do animal até abate, em todas as unidades fabris, em 100% dos biomas e em todos os seus produtos.

Outro destaque entre os investimentos de 2020, foi a adaptação da planta de São Félix do Xingu, no Pará, para produção e industrialização de produtos kosher. Com a nova certificação, Israel se tornou o terceiro maior comprador da empresa no mercado externo, ficando atrás apenas da China e Hong Kong.

Crescimento sustentável - Depois de profissionalizar completamente a gestão operacional contratou seu primeiro conselheiro independente no ano passado, em 2021, a Frigol pretende reforçar ainda mais seu compromisso ESG e preparar seu primeiro relatório de sustentabilidade. “Amadureceremos nossa governança com políticas e regimentos internos dos nossos comitês e do conselho. O próximo passo será uma reorganização a partir da contratação de um diretor comercial e a redistribuição de áreas visando aumento da eficiência de gestão”, afirma Marcos Câmara, CEO da empresa.

A Frigol continuará focada no reforço da estrutura de capitais, flexibilidade operacional e em reforçar sua resiliência a choques externos. A companhia continua buscando oportunidades de melhoria de eficiência operacional por meio de permanente disciplina em gestão de custos, aumento das exportações e investimentos com taxas de retorno atraentes.

Sobre a Frigol:

Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a Frigol vem se consolidando como uma das grandes empresas brasileiras de produção e industrialização de proteína animal. A empresa está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. Sua estrutura logística garante competitividade, agilidade e pontualidade, com importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.