Brasil,

ENGIE renova adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

A iniciativa reforça o compromisso público da Companhia com a ética e integridade no ambiente corporativo e na condução dos seus negócios de forma responsável e sustentável

A ENGIE Brasil Energia renovou a adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos que tem como propósito a promoção, difusão e sensibilização da importância da gestão ética no mundo empresarial brasileiro, por meio da implantação de práticas e atitudes de prevenção ao suborno e à corrupção.

O Pacto foi instituído com a finalidade de conectar e mobilizar empresas na constituição de um mercado íntegro, transparente e ético, contribuindo para mitigação dos riscos envolvidos com o suborno e a corrupção. Segundo Cristina Riggenbach, coordenadora do Fórum de Ética da ENGIE Brasil Energia, a adesão formal e voluntária aos compromissos da iniciativa demonstra que a Companhia está comprometida em transmitir esses princípios aos seus colaboradores, agentes governamentais e ao mercado, de forma geral. “Com isso, almejamos somar às demais empresas e colaborar para que esses ideais sejam propagados com o objetivo de aperfeiçoar o ambiente das relações entre os setores público e privado, combatendo a corrupção e a impunidade”, destaca Cristina.

Ao renovar a sua adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, a ENGIE reforça o compromisso público com a ética e integridade no ambiente corporativo e na condução dos seus negócios de forma responsável e sustentável. Além disso, se compromete a vedar qualquer forma de corrupção, promover os valores de integridade, transparência e de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus colaboradores e stakeholders externos. “Consideramos muito importante compor este grupo de empresas. A participação da ENGIE em movimentos coletivos é uma das diretrizes do Programa de Ética & Conformidade da Companhia. Essa adesão reforça nosso engajamento pela integridade e transparência na condução dos negócios, bem como no combate à corrupção”, ressalta Eduardo Sattamini, Diretor-presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

Iniciativas de compliance e anticorrupção

A renovação de sua adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, é mais um avanço na forma como a ENGIE conduz seus negócios pautada pela ética e pela integridade, alinhada às melhores práticas de governança, tais como as definidas no Código Brasileiro de Governança Corporativa (CBGC), lançado em 2016 e elaborado pelo GT Interagentes, um grupo de 11 instituições ligadas ao mercado de capitais sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

A ENGIE (EGIE3) também integra o Novo Mercado, segmento de listagem da B3 composto por companhias com regras societárias mais transparentes e que amplia os direitos aos investidores minoritários. No contínuo trabalho de fortalecimento da cultura de compliance e anticorrupção, em 2020 o Conselho de Administração da ENGIE instalou o Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) para assessorar os conselheiros em questões relacionadas a gestão dos riscos, ética, controles internos, compliance e auditorias interna e externa, seguindo as melhores práticas de governança do Novo Mercado.

Por conta do reconhecimento pelos seus elevados padrões e controles no campo da ética em seus negócios, a ENGIE foi reconhecida com a certificação ISO 37001, que avalia os requisitos e fornece orientação para estabelecer, implementar, manter, revisar e melhorar o sistema de gestão antissuborno corporativo. Com a chancela da auditoria independente Ethics Intelligence, a certificação ISO 37001 especifica os requisitos e fornece orientação para estabelecer, implementar, manter, revisar e melhorar o sistema de gestão antissuborno. São avaliados pontos como: suborno nos setores público, privado e sem fins lucrativos; suborno pela organização; suborno por parte do pessoal da organização agindo em nome da organização ou em seu benefício; suborno por parte de associados de negócios da organização agindo em nome da organização ou em seu benefício, entre outros.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 uma receita líquida de R$ 13,3 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos gases do efeito estufa e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euro e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo