Brasil,

Aliança Covid Amazônia pede mudanças na política de vacinação das comunidades isoladas do Amazonas

Em carta ao Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amazonas, instituições, lideradas pela Fundação Amazônia Sustentável, lembram que as longas distâncias para vacinação exigem uma estratégia diferente

A Aliança Covid Amazônia, liderada pela Fundação Amazônia Sustentável, que desde o começo da pandemia no Brasil tem atuado para apoiar as populações indígenas, ribeirinhos e periferias de Manaus, encaminhou carta à coordenadora do programa de imunização do Amazonas, Izabel Nascimento (veja em anexo), com sugestões de como aprimorar a política de vacinação no estado. O documento foi enviado também ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ao governador do Amazonas, Wilson Lima.

A FAS, com experiência de mais de 10 anos de atuação em áreas distantes do Amazonas, recomenda mudanças na política de vacinação principalmente em áreas distantes. ”No contexto da Amazônia profunda, onde as distâncias entre as comunidades resultam em um desafio logístico ainda maior, é necessário que seja feito um aprimoramento urgente da atual estratégia de vacinação das populações tradicionais e povos indígenas”, afirma Virgilio Viana, superintendente geral da fundação.

Viana aponta alguns caminhos diferentes do resto do Brasil, tais como priorizar a imunização de populações por território e não por faixa etária; incluir o atendimento de outras necessidades de imunização nessas localidades, como sarampo, febre amarela e outras doenças; fazer um esforço urgente em busca de aquisição e/ou doação de vacinas de dose única, para aumentar a eficiência da vacinação; priorizar a vacinação de indígenas não aldeados nas áreas urbanas como parte dos grupos prioritários; e iniciar a vacinação pelas comunidades e aldeias mais distantes, como forma de recompensar as injustiças históricas que sofrem essas populações.

Segundo o coordenador do programa Saúde na Floresta da FAS, Luiz Castro, outra ação da entidade é “sensibilizar parceiros, dialogar com embaixadas e com governos de estado sobre a importância de obter um número maior de vacinas para que os municípios possam chegar em uma comunidade e vacinar todos aqueles que precisam ou, pelo menos, a maioria deles, como está acontecendo nas aldeias indígenas”.

Castro lembra que a maioria das comunidades quer ser vacinada, mas o número de imunizantes que as prefeituras dispõem é pequeno. “Precisamos ajudar as comunidades e prefeituras a ter as equipes necessárias e as condições de combustível, de transporte e de refrigeração para vacinar um número maior de pessoas”, afirma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo