Brasil,

Vem da Serra incentiva empreendedorismo de mulheres vítimas de violência

O projeto Artesã Solidária é uma parceria entre o Vem da Serra e a Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis, com objetivo de apoiar vítimas de violência doméstica na busca por autonomia financeira.

O Espaço Vem da Serra, localizado na estrada turística Teresópolis-Friburgo, se tornou um ponto de referência para artesãos e artistas da Região. Há dois anos, é lá que o coletivo Artesãos da Estrada se reúne para expor seus trabalhos. Ao longo da pandemia, as notícias do aumento da violência doméstica trouxeram uma inquietação para Mônica Deluqui, coordenadora do coletivo. Ela procurou a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher de Teresópolis para buscar formas de apoiar estas mulheres. Saiu desta reunião o projeto Artesã Solidária.

Pelo projeto, mulheres atendidas pela Secretaria tem um espaço gratuito para expor peças artesanais confeccionadas por elas, com 100% do valor da venda repassado a cada uma. Desde novembro de 2020, produtos confeccionados pelas artesãs estão à venda na loja. Todas as peças passam por uma triagem de responsabilidade do Projeto antes de irem para a prateleira. Atualmente são 7 mulheres com seus produtos em exposição. Elas têm acompanhamento da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e realizam cursos para se aperfeiçoar.

A secretária Margareth Rosi considera esta ação como ‘um divisor de águas’. Ela afirma que “a busca pela autonomia financeira é a grande meta de todas as mulheres, principalmente das que são vítimas de violência doméstica. Elas precisam trabalhar, para poder garantir seu próprio sustento e não depender financeiramente do agressor, que muitas vezes é seu companheiro”. O sucesso nestes primeiros meses levou a Secretaria a abrir espaço para mais mulheres em situação de vulnerabilidade. Elas serão cadastradas e encaminhadas ao projeto.

O Projeto Artesã Solidária é uma parceria entre Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher de Teresópolis e o Espaço Vem da Serra, com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc/ Secretaria de Cultura de Teresópolis. Os produtos das artesãs são encontrados na loja colaborativa dos Artesãos da Estrada, na Rodovia Teresópolis-Friburgo KM 7,5, Bairro Albuquerque. Toda a renda é repassada integralmente às mulheres atendidas, que não têm nenhum gasto para exposição e divulgação de seu trabalho.

Serviço:
Espaço Vem da Serra – Oficina e Loja
Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5
Bairro Albuquerque
Atendimento por WhatsApp: (21) 98883.5127 ou www.vemdaserra.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo