Brasil,

De engenheiro a designer de mobiliário: a descoberta de uma nova profissão por mais criatividade

Novo ofício representou a possibilidade de criar e executar um trabalho de mais sensibilidade, feito com matérias-primas naturais

Marcos Amato é um artista radicado na Cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Ele iniciou sua carreira criativa desenhando mobiliário colecionável, hoje seu trabalho permeia entre a arte contemporânea e o design.

Conhecido por suas formas orgânicas caprichosas, feitas a partir de materiais naturais como madeira e areia para construção de obras esculpidas à mão, Amato busca despertar sentimentos pela percepção visual e tátil por meio de suas obras. Mas nem sempre foi assim.

“Formei-me em engenharia, mas vivia desmotivado pela necessidade da constante exatidão. Não havia espaço para usar a imaginação livremente e eu precisava mais disso”, afirma ele. Foi quando ele decidiu especializar-se em design de mobiliário na Panamericana Escola de Arte e Design. “Encontrei neste novo ofício uma possibilidade de criar e executar o trabalho com minhas próprias mãos e ainda com uma matéria-prima natural. Adorei o fato das minhas criações serem algo que se pudesse tocar, sentir, usar”, revela Marcos.

Todas as obras de Amato são pensadas e feitas por ele, por meio de um processo que envolve um eterno aprendizado. “Acredito que meu estilo de criação seja contemporâneo, já que não sigo padrões habituais. Busco a liberdade artística”.

Amato conta que, no início de sua carreira, sua inspiração vinha dos lugares que faziam parte dos bons momentos que vivenciou, ou seja, o artista desenhava aquilo que via. “Em um segundo momento comecei a me guiar pela mensagem. Se quero falar sobre transformação, vou buscar elementos que fazem parte daquilo que conheço, para comunicar esse tema”, explica.

Marcos, acredita que a pandemia trouxe uma exigência muito maior quanto a ergonomia porque aqueles que têm possibilidades de estarem em casa estão sofrendo com isso. “Porém, a minha preocupação não é sobre como a pessoa se senta e sim como ela se sente. Por isso, tenho trabalhado para criar coisas com significado que vão além da função prática e estética”.

Nesse momento, mais do que nunca, ele afirma que é preciso olhar para dentro, conhecer-se melhor, pensar nos outros. “Percebi que a minha busca é pela liberdade de criar trabalhos que tragam um alívio, um sentimento, uma reflexão e isso independe do meio que vou usar para atingir esse resultado. Seja fazendo um móvel, uma escultura ou um quadro”, conclui Amato.

Sobre a Panamericana

A Panamericana Escola de Arte e Design surgiu como uma escola de criação profissional. No início, abastecia um mercado de trabalho voltado para a publicidade, arte e design ainda pequeno e tímido, mas que crescia a cada dia, acompanhando a evolução da ideia, da técnica e da estética, contextualizado com os principais acontecimentos históricos, artísticos e culturais do Brasil.

A Panamericana se orgulha em ter contribuído para o mercado profissional e na formação de artistas como Vik Muniz, Eduardo Schaal, Rogério Vilela, Oswaldo Grillo, dentre outros. Todos ex-alunos da Escola.

Nomes como Nico Rosso, Aldemir Martins, Getulio Delphin, Claudia Boccara, Massimo Picchi, Rogério Vilela, Ziraldo e Mauricio de Sousa (que ministrou um dos primeiros cursos de histórias em quadrinhos do País, criado pela Panamericana na década de 1980), entre outros, se confundem com a própria história da Escola e ajudaram a tornar a Panamericana uma referência no ensino da arte.

Ao longo dos anos, firmou parcerias internacionais, trazendo concursos, prêmios, trabalhos, exposições e Festivais de Criação, como o Art Directors Club Awards, The One Show e Clio Awards, proporcionando aos alunos e aos profissionais das áreas o contato e a troca de informações com o que havia e há de mais novo no Brasil e no exterior no âmbito da criação, inspirando e democratizando o conhecimento. É o caso do Congresso Internacional de Design Gráfico, realizado pela Panamericana em 1996, com a participação de profissionais como Maximo Vignelli, Paula Sher, Paul Davies, Stefan Sagmeister e David Carson. O evento é considerado um verdadeiro marco para a compreensão do que é o design no Brasil.

São quase seis décadas de entusiasmo e dedicação, que a fazem ser considerada uma das mais modernas escolas de criação profissional do Brasil. Apesar de já ter nascido contemporânea e visionária, a Panamericana não para de se reinventar. Hoje a Panamericana conta com a sede da Avenida Angélica 1900.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo