Brasil,

AMATA Urbem lança primeira calculadora de lajes de CLT alinhada às normas brasileiras Aplicativo auxilia arquitetos e engenheiros a dimensionar projetos

A AMATA Urbem lança a “Calcula Timber CLT”, a primeira calculadora de lajes de CLT (termo em inglês para Cross Laminated Timber) atrelada às normas brasileiras e à regulamentação do Corpo de Bombeiros. Ela permite que arquitetos, engenheiros, sistemistas e calculistas realizem operações de cálculo e verificação de forma ágil e gratuita.

Para Maurizio Vairo, coordenador de projetos da AMATA, a calculadora vai facilitar o acesso à tecnologia da madeira engenheirada. “Nosso objetivo é difundir o sistema, permitindo ao mercado que os cálculos já sejam feitos atendendo à legislação nacional”, explica. O dimensionamento é feito de acordo com as recomendações apresentadas pela norma brasileira ABNT NBR 7190 e pelo documento técnico europeu ProHolz Austria: Cross-laminated timber structural design – Basic design and engineering principles according to Eurocode.

Em sua atual versão, a “Calcula Timber CLT” verifica painéis de CLT compostos por 3, 5 e 7 lamelas de madeira posicionadas perpendicularmente entre si. O usuário conta com uma biblioteca com todas as seções transversais de painéis disponibilizadas no mercado pela AMATA Urbem e pode também criar suas próprias configurações e painéis. Com ela, é possível realizar cálculo e verificação de:

• Tensões normais originadas por esforços de flexão;
• Tensões de cisalhamento (rolling shear);
• Deslocamentos imediatos;
• Deslocamentos a longo prazo, considerando a fluência do material associada à duração dos carregamentos;
• Tensões normais dos painéis em situação de incêndio;
• Tensões de cisalhamento (rolling shear) dos painéis em situação de incêndio.

“A calculadora permite que as lajes de CLT sejam calculadas como bi apoiadas, bi engastadas, apoiadas/engastadas e em balanço. É possível acrescentar carregamentos distribuídos por área e cargas pontuais, sendo associados à duração das cargas e existe a possibilidade de realizar combinações automáticas de acordo com o uso da edificação. Ou seja, trata-se de uma ferramenta completa para quem quer projetar em madeira engenheirada”, reforça Vairo.

Você pode fazer o download gratuitamente da Calcula Timber CLT aqui. Não há a necessidade da instalação do software TQS.

Sobre a AMATA

A AMATA é uma empresa brasileira, com 15 anos de história, que nasceu com o propósito de manter as florestas em pé. Comprometida com as melhores práticas e conectada com as mais inovadores tendências do mercado, a Amata traz para o setor da construção civil a madeira engenheirada, sendo pioneira da tecnologia em larga escala no país. A marca Urbem chega ao mercado impulsionada pela nossa convicção de usar a força da floresta para construir, hoje, as cidades do futuro. Um propósito alicerçado em um material robusto, versátil, inovador e sustentável: a madeira engenheirada www.amatabrasil.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo