Brasil,

Delivery tecnológico torna restaurantes mais resilientes frente às medidas restritivas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Freepik Freepik

Sistemas racionalizam cardápios e controle do custo de mercadorias, proporcionando sustentabilidade financeira e qualidade dos serviços.

Medidas restritivas e até lockdown adotados para diminuir a circulação do novo coronavírus estão novamente fazendo parte da realidade do Brasil. Para um dos setores mais impactados, o food service (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), as soluções em tecnologia da informação estão se mostrando como aliadas para a manutenção das atividades nestes tempos difíceis.

São ferramentas voltadas, sobretudo, à gestão do empreendimento, portanto, imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio. Impactam, também, na qualidade do serviço prestado ao cliente, promovendo um círculo virtuoso: consumidor satisfeito gera novas vendas, que proporcionam receita necessária para viabilizar a sustentabilidade financeira.

Especializada em soluções em gestão para food service, a ACOM Sistemas constata que o setor tem utilizado os períodos em que os estabelecimentos precisam suspender o atendimento presencial para se focar em gargalos internos. Nesse olhar para o fazer cotidiano, os empresários identificam procedimentos que podem ter sua eficiência melhorada, conforme afirma Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, empresa com sede em Curitiba e unidades em Cascavel (também no Paraná) e na cidade de São Paulo.

“Donos de restaurantes, bares e lanchonetes estão cientes de que o enfrentamento dessa crise passa por rever processos, para torná-los mais eficientes. A fase de baixa nas atividades traz muita incerteza e insegurança, mas, ao mesmo tempo, é o momento para se dedicar a enfrentar problemas internos. Negócios que melhor se prepararem estarão mais aptos para se recuperar na retomada”, avalia o executivo.

'DELIVERY TECNOLÓGICO' FAZ A DIFERENÇA

As soluções disponíveis suprem necessidades imediatas também – como a prestação de serviços por delivery. Uma ferramenta da ACOM Sistemas, a “Engenharia de Cardápio” (que faz parte do ERP EVEREST), permite, a partir do controle preciso do que cada prato, lanche ou combo demanda de ingredientes e alimentos, adequar o menu feito para as especificidades da refeição montada para a entrega. Adequação que evita desperdícios e garante um uso mais racional dos insumos.

Custos caem, melhorando os resultados financeiros, pontua Ferreira. “Dessa forma, os estabelecimentos passam a ter lucratividade com o delivery. E, neste período em que é preciso estar com as portas fechadas, o delivery se torna a única fonte de receita para restaurantes, lanchonetes e bares”, acrescenta o executivo, ilustrando a importância de uma solução em gestão para a atividade-fim do negócio.

Eduardo Ferreira, da ACOM Sistemas

Outra solução fornecida pela ACOM Sistemas dentro do ERP, o CMV (custo da mercadoria vendida), proporciona ao gestor do restaurante, bar ou lanchonete padronizar a quantidade precisa de ingredientes por prato, porção ou lanche – o sistema faz esse cálculo. “Isso acaba com desperdícios. Além de se evitar perda de comida, diminuem-se custos. Rentabiliza-se melhor cada prato, cada porção, cada lanche”, assinala o CCO da empresa.

O CMV já vem sendo adotado há alguns meses, por exemplo, pela rede paulista Batata Dipz, que tem lojas na capital e em São José do Rio Preto. O sócio-fundador e diretor da companhia, Luiz Augusto Fochi Golin, conta que com a redução de custos foi possível diminuir o preço de lanches ao consumidor. “Controlamos desperdícios e erros de posicionamentos”, sintetiza o gestor da rede.

Tecnologias da informação para processos de gestão também estão sendo incorporadas por restaurantes tradicionais – que conservam as características originais sem renunciar à inovação. É o caso do Jardim de Napoli, com 72 anos de existência, em São Paulo. O gerente administrativo, Rubens Gois e Silva, explica que a aquisição de solução da ACOM Sistemas visa ganhos em longo prazo.

Outro restaurante paulista, o MoMa – Modern Mamma Osteria, precisou lançar mão do delivery na pandemia. O uso de tecnologias de gestão de food service da ACOM Sistemas proporcionou administração mais eficiente dos recursos, tornando viável a modalidade de entrega, por exemplo. “Estamos conseguindo atravessar a tempestade”, conforta-se.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar