Brasil,

O real impacto da RPA sobre o cotidiano operacional

A automatização de processos modifica a perspectiva operacional da empresa e traz oportunidades estratégicas para que o gestor amplie sua frente produtiva

O papel da tecnologia no ambiente de trabalho pode ser traduzido de diversas formas, em contribuições variadas para a empresa em questão. Uma delas, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário empresarial, é a Robotic Process Automation (RPA), aplicação tecnológica voltada para a digitalização de processos. Tamanho prestígio pode ser justificado por razões importantes, como a readequação de profissionais para atividades mais estratégicas, aumento na agilidade e redução na taxa de erros manuais, entre outros efeitos benéficos que se estendem para a criação de uma cultura de diminuição de gastos.

O fato é que, no intuito de aderir à implementação tecnológica e entrar de vez na era digital, a RPA se mostra um caminho capaz de acelerar essa transição. Para uma organização com pouca maturidade no que diz respeito à inovação, que não possui em seu core business qualquer tipo de proximidade com a área de TI, é natural que essa etapa de adaptação seja difícil e ofereça obstáculos complexos. Nesse sentido, pensar na RPA como uma nova aliada operacional é imprescindível atualmente.

A automatização em termos práticos

O gerenciamento de dados, documentos e arquivos, se conduzido por meio de sistemas manuais, está sujeito a uma série de riscos que podem comprometer os procedimentos como um todo. Em outros tempos, esse modelo de trabalho até seria a única saída para que os profissionais lidassem com um alto fluxo de informações. Hoje, sob a figura da RPA, a perspectiva é totalmente outra.

Automatizar processos é uma movimentação inovadora, que ressignifica a participação das pessoas no cotidiano operacional e concede uma nova abordagem ao armazenamento e uso dos dados disponíveis. O impacto dessas ferramentas, portanto, é refletido para a empresa em sua totalidade, e ao contrário do que alguns imaginavam, o robô não é um antagonista dos profissionais, mas um agente potencializador de nossas maiores capacitações. Isso nos leva ao próximo tópico.

Valorize o capital intelectual de sua empresa

A visão que todos nós, enquanto sociedade, possuímos a respeito da tecnologia tem se modificado com o passar dos anos. Felizmente, grande parte das empresas nacionais estão percebendo o que se pode perder ao postergar a digitalização de algumas etapas operacionais. No fim das contas, as vantagens retiradas dessa quebra de paradigma beneficiam, especialmente, as pessoas.

Com esses procedimentos exaustivos e repetitivos a cargo de robôs personalizados, respeitando todas as demandas apresentadas pela organização, os colaboradores terão tempo hábil para centralizar seus esforços em atividades subjetivas e estratégicas, a exemplo do relacionamento com o cliente. Além disso, os mesmos poderão apoiar suas decisões em insights respaldados pela análise de dados. O resultado é mais assertividade para angariar novos clientes e consolidar melhores resultados.

A RPA é para todos

Sem dúvidas, existem segmentos no país em que a tecnologia se mostra mais presente que os demais. No entanto, é importante enfatizar que o componente tecnológico está à disposição para que empresas diversificadas transformem suas realidades operacionais por completo. Se tomarmos o setor jurídico como parâmetro, com escritórios de advocacia automatizando seus processos e recuperando o protagonismo do advogado, encontramos um exemplo claro de como o robô é capaz de agregar valor, sem ofuscar os profissionais.

A RPA é uma tendência crescente e que não pode ser mais adiada pelo empresariado nacional. Na missão de abraçar a transformação digital e colocar determinada empresa em um novo patamar produtivo, trata-se de uma alternativa enriquecedora, tanto para as equipes, envolvidas nos métodos de trabalho, quanto para o gestor, que terá plenas condições de alavancar seu negócio.

* Rafael Caillet é fundador e CEO da Oystr.

Sobre a Oystr

Operando desde 2014, a Oystr é uma startup que desenvolve robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Com o objetivo de otimizar o dia a dia dos profissionais do Direito, os robôs da empresa atuam tanto como um Software de Gestão, Sistema de terceiros e em Tribunais, realizando cadastros e coletando informações. Com uma plataforma no modelo SaaS, a Oystr conta com mais de 400 robôs desenvolvidos, de acordo com as necessidades de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo