Identificando riscos à sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michel Penna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Identificando riscos à sustentabilidade

Audi, Porsche e Volkswagen usam a tecnologia Prewave para monitorar cadeia de suprimentos

Em entrevista exclusiva para o site da Intermodal South America, o CEO da Prewave, Harald Nitschinger, avaliou o atual momento da empresa e a importância das parcerias com os setores logístico e automotivo

Radar inteligente de sustentabilidade para a cadeia de suprimentos: as montadoras Porsche, Audi e Volkswagen estão usando Inteligência Artificial (IA) para identificar riscos à sustentabilidade de seus negócios, como poluição ambiental, abusos de direitos humanos e corrupção em um estágio inicial - não apenas entre parceiros de negócios diretos, mas também nos níveis mais baixos de suas respectivas cadeias de suprimentos.

A base para este sistema de monitoramento é um algoritmo inteligente desenvolvido pela startup austríaca Prewave. A tecnologia é capaz de identificar e analisar notícias relacionadas a fornecedores de mídia e redes sociais, disponíveis publicamente em mais de 50 idiomas e mais de 150 países. Se houver qualquer indicação de risco à sustentabilidade na cadeia de suprimentos, as marcas são notificadas.

A solução, então, analisa os fatos da situação e sugere contramedidas. Para o Grupo Volkswagen, por exemplo, a IA fornece um sistema de alerta antecipado proativo para violações dos requisitos de sustentabilidade da empresa. Desta forma, complementa os canais tradicionais de reclamação reativa, como caixas de correio e ouvidorias. Desde o início do projeto-piloto, implementado em outubro de 2020, as montadoras analisaram mais de 5.000 palavras-chave e estão de olho em mais de 4.000 fornecedores.

"O Prewave nos permite gerenciar riscos de forma direcionada - mesmo nas cadeias de suprimentos de nível inferior. Para nós, trata-se de transparência", disse o diretor de estratégia de compras e sustentabilidade da Porsche AG, Markus Wagner. "A Inteligência Artificial simplifica a complexa análise dos dados, permitindo-nos abordar os parceiros diretamente e solicitar melhorias na sustentabilidade. O objetivo é conseguir isso em parceria com fornecedores. Em caso de escalada, no entanto, o término das relações comerciais certamente também é uma opção".

O diretor de estratégia de compras da Audi, Marco Philippi, avalia que a principal vantagem da IA é a velocidade com que pode reconhecer notícias relevantes online e transmitir isso de forma organizada. "Isso nos permite saber sobre os riscos à sustentabilidade muito mais cedo, para que possamos responder mais rapidamente. A IA é um exemplo ideal de como a digitalização pode contribuir para uma maior transparência na cadeia de suprimentos".

O diretor de estratégia de compras do Grupo Volkswagen, Ullrich Gereke, acrescenta: "Estamos cumprindo com a nossa responsabilidade de garantir uma cadeia de suprimentos sustentável e justa - estabelecemos critérios de sustentabilidade para nossos fornecedores em uma base contratual desde 2014. Desde 2019, verificamos o cumprimento de nossas normas como parte do processo de premiação. E agora, com a parceria com a Prewave, temos outra ferramenta para descobrir e investigar possíveis violações, contribuindo assim para melhorar as condições socioambientais nos locais de produção de nossos fornecedores."

Com a palavra, o CEO da Prewave

Em entrevista para o site da Intermodal South America - o principal evento da América Latina para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior, que está programado para ocorrer de 1 a 3 de setembro de 2021, no São Paulo Expo, na capital paulista - o CEO da Prewave, Harald Nitschinger, avaliou o atual momento da empresa.

"Estamos muito satisfeitos em trabalhar com Porsche, Audi e Volkswagen neste projeto com a indústria automotiva. Nossa tecnologia nos permite avaliar em tempo real milhares de fornecedores distribuídos globalmente em termos de riscos à sustentabilidade. O machine learning e o processamento automatizado de idiomas nos dão uma capacidade que nunca poderíamos alcançar manualmente: a avaliação contínua de riscos em toda a cadeia de suprimentos como base para os departamentos de compras abordarem proativamente os fornecedores".

Confira a íntegra da entrevista:

Intermodal Digital: A necessidade de transparência na produção e nas cadeias de suprimentos consolidou-se como condição sine qua non para a manutenção e resiliência das relações comerciais. No entanto, este é um processo relativamente novo para muitas empresas. Você acredita que o mercado de logística e transporte de cargas já entendeu e adotou essa premissa (transparência) como linha de negócios?

Harald Nitschinger: Acredito que há uma conscientização para a necessidade de mais transparência, pois vemos grandes empresas logísticas nos contatando em busca de uma solução neste sentido para a cadeia de suprimentos.

ID: Por que a empresa definiu como alvo o segmento logístico e, especificamente, o setor automotivo?

Harald Nitschinger: Crescemos organicamente nos setores automotivo e logístico, justamente pelo fato de termos nossos primeiros clientes neste setor. A indústria automotiva possui cadeias de suprimentos extremamente complexas devido ao alto grau de complexidade do produto e também às altas demandas de resiliência da cadeia de suprimentos. Entretanto, nossas soluções não se limitam a esses setores. À medida que crescemos, adquirimos novos clientes em uma grande variedade de indústrias.

ID: Como a solução da Prewave pode contribuir para a adoção da cultura ambiental, social e de governança (ESG - Environmental, Social and Governance)?

Harald Nitschinger: A Prewave está na posição única de poder oferecer a uma empresa monitoramento para ESG e questões de sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Nossos clientes, portanto, podem observar o que realmente está acontecendo com seus fornecedores. Embora estejam cientes de incidentes com seus fornecedores diretos, as empresas podem agora monitorar até mesmo o que acontece com os fornecedores de nível 4, cujas informações geralmente não chegam à cadeia de suprimentos. Além disso, auditorias e avaliações levam muito tempo para acontecer. Mas, com o Prewave, é possível monitorar os fornecedores agora e ver resultados instantâneos.

ID: A solução contribuiu para a consolidação de uma cultura de transparência em toda a cadeia de suprimentos. Ela também pode colaborar com a melhoria do desempenho operacional das empresas envolvidas?

Harald Nitschinger: Nossa solução certamente também pode melhorar o desempenho operacional, uma vez que as interrupções da cadeia de suprimentos são previstas ou identificadas em tempo real. Por exemplo, um incêndio no fornecedor do ATier-3 é diretamente detectado, e a empresa pode então colocar imediatamente em prática um plano de contingência, sem comprometer a operação.

ID: Como a empresa vê o mercado sul-americano e brasileiro? Existe alguma intenção de prospectar clientes no Brasil?

Harald Nitschinger: Como nossa solução não se limita a nenhum mercado ou região geográfica, estamos muito interessados em ajudar as empresas sul-americanas e brasileiras a tornar suas cadeias de suprimentos mais transparentes e resilientes.

Sobre a Intermodal South America - www.intermodal.com.br

A Intermodal South America é a maior plataforma de negócios das Américas direcionada aos setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, que oferece soluções completas ao mercado. Uma delas é a feira de negócios, que é realizada há mais de 20 anos e é considerada o principal ponto de encontro destes segmentos, reunindo, em três dias, os principais players do setor, com o objetivo de fomentar negócios e parcerias e dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos segmentos que congrega. Em sua última edição, reuniu mais de 400 marcas expositoras, de 22 países, e atraiu mais de 38 mil profissionais. Em 2021, o evento já tem data marcada e acontece de 1 a 3 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A feira é organizada pela Informa Markets que, em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.