Brasil,

Como a alta demanda na produção de vidro tem afetado o mercado de bebidas?

Como a alta demanda na produção de vidro tem afetado o mercado de bebidas?

Por Carlos Muchão

Ao longo do último ano, a falta de cerveja no mercado tem chamado a atenção dos consumidores e especialistas. O estudo mais recente da Neogrid, que mede a oferta de alimentos nas prateleiras dos mercados, apontou que o produto fechou 2020 com recorde de disruptura, apresentando 18,38% no mês de dezembro. Estes dados podem ser explicados, principalmente, pela escassez de embalagens de vidro, que tem afetado diferentes setores que utilizam este tipo de material e, em especial, o mercado de cervejarias.

Para entender o motivo da baixa oferta deste material, é preciso observar os novos hábitos de consumo adotados após o início da pandemia. A aplicação do isolamento social e, consequentemente, o menor número de pessoas frequentando estabelecimentos para o consumo do produto é um dos principais causadores desta disruptura apontada pela pesquisa.

Pandemia: consequências para o setor de vidros e a falta de cervejas

É certo que existem diversos fatores que influenciaram essa queda que não estão diretamente ligados à pandemia, como a chegada do verão e o aumento no consumo, a falta de investimentos em tecnologias de produção, entre outros. No entanto, o fator que mais se destaca são os novos hábitos, pós COVID-19, visto que a oferta do produto sofreu quedas consecutivas durante todo o ano de 2020.

Desta forma, se detalharmos o novo perfil do consumidor podemos entender como estas mudanças afetaram o setor. Os bares, restaurantes e hotéis passaram a receber menos clientes, aumentando, assim, a retenção das embalagens retornáveis, devido à queda no consumo e sobras no estoque. Além disso, em casa, o consumidor passou a consumir mais e em embalagens não retornáveis, reduzindo substancialmente o volume de vidro reciclado e a indústria de produção do material.

Perspectivas do setor de vidros para 2021

Observando o cenário e o avanço do mercado neste sentido, a tendência é que o setor retome o crescimento e a disponibilização do produto ainda no segundo semestre de 2021. Alguns fabricantes de embalagens de vidro iniciaram investimentos na automatização e aquisição de novos equipamentos para aumentar a capacidade produtiva.

Além disso, a chegada e o avanço da vacinação da população contra a COVID-19 poderão significar o decréscimo gradativo das restrições de circulação e das medidas de isolamento social, a partir do segundo semestre, e o consumidor, consequentemente, tende a retomar os hábitos de frequentar mais bares, restaurantes, hotéis e eventos.

Setor de lubrificantes para o mercado de vidros

Apesar de pouco sabido, os lubrificantes estão presentes em todo o processo de desenvolvimento de embalagens de vidro, assim como em seus equipamentos, desde o silo de mistura das matérias primas até seu acondicionamento final. Embora tenha havido falta de embalagens de vidro para o mercado de cervejas, a venda de lubrificantes para este segmento não foi impactada, uma vez que as indústrias do setor, apesar da falta de matéria-prima, seguem trabalhando com sua capacidade máxima.

A importância dos lubrificantes nos equipamentos que abrangem todo o processo produtivo do vidro representa um dos mais severos desafios da lubrificação. Isto porque, a combinação de temperaturas extremas e altas velocidades requerem soluções inovadoras dos fabricantes de lubrificantes. Esses requisitos são essenciais em todos os estágios do processo de fabricação, por isso é necessário sempre atentar-se à utilização de lubrificantes de alta tecnologia e desempenho.

Carlos Muchão é Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo